Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO CASTRO BARBALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO CASTRO BARBALHO
DATA : 20/02/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Auditorio do PPGEQ
TÍTULO:
Otimização do tratamento de água de manancial com baixa turbidez e cor elevada utilizando filtração direta e dupla filtração.


PALAVRAS-CHAVES:
tratamento de água, dupla filtração, filtração direta e delineamento splitplot.    


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Estudos e pesquisas realizados no Rio Grande do Norte evidenciam tendência crescente e contínua de eutrofização dos mananciais superficiais, por resíduos oriundos das atividades antrópicas acarretando diversos riscos para a saúde humana. Para tal situação, é essencial que estudos sejam realizados para a escolha de uma configuração de tecnologias de tratamento de água capaz de garantir a qualidade da água oferecida a população local. Com isso, diversas pesquisas se concentram na busca das condições ótimas de tratamento de água. Contudo, nem sempre as condições ótimas são as mais adequadas a serem implantas em estação em escala real devido estas condições sofrerem com elevadas variações durante o processo de tratamento. Desse modo, o presente trabalho avaliou, em escala piloto, as técnicas de tratamento de dupla filtração e filtração direta, com pré-oxidação e coagulação para o tratamento de água de reservatório com elevada densidade de cianobactérias, baixa turgidez e cor elevada buscando obter a condição mais robusta no processo. Os fatores de controle estudados foram a taxa de filtração e as granulometrias dos filtros decendentes e ascendentes tendo o tempo de filtração sido considerado o fator de ruído do processo. Para a realização e análise dos experimentos foram utilizados dois planejamentos experimentais, sendo um delineamento split-plot para a filtração direta e um delineamento split-spliplot para a dupla filtração. Como resposta ao tratamento foram avaliados os parâmetros de turbidez, cor aparente, cor verdadeira, pH, temperatura, absorbância, matéria orgânica natural e vazão dos filtros. Para ambas as configurações estudadas não foram obtidos valores de turbidez em conformidade com a Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, enquanto os valores de pH não sofreram influencia dos fatores de controle estudados e a temperatura é influenciada pelas condições climáticas durante os ensaios. Ambas as configuração obtiveram resultados de cor aparente em conformidade  com a Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, tendo a dupla filtração obtido resultados mais robustos com taxa de filtração mais elevadas do que a filtração direta. Enquanto, a granulometria dos filtros descendentes pouco influenciaram nos resultados e a menor granulometria dos filtros ascendentes apresentou os piores resultados não sendo indicada para estudos posteriores.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIS CALADO ARAUJO
Presidente - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externa ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Notícia cadastrada em: 10/02/2020 16:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao