Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO WAGNER VASCONCELOS DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO WAGNER VASCONCELOS DE ANDRADE
DATA : 17/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CT
TÍTULO:

Osmoporação de fisetina em células de bactérias probióticas (Lactobacillus acidophilus): parâmetros do processo, bioacessibilidade e estabilidade.


PALAVRAS-CHAVES:

produtos lácteos fermentados; microencapsulação; biotecnologia; alimentos funcionais.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Esse estudo propõe a encapsulação da molécula hidrofóbica de fisetina em células de bactérias probióticas Lactobacillus acidophilus via osmoporação. Para tanto, a influência de parâmetros selecionados do processo (concentração de fisetina e pressão osmótica) na eficiência de encapsulação e caracterização estrutural (FT-IR e DSC), capacidade acidificante, bioacessibilidade e estabilidade em produto lácteo fermentado das biocápsulas obtidas foram avaliadas. Os resultados obtidos mostraram maior eficiência de encapsulação (28%) para fisetina a 2 mg.ml-1 e pressão osmótica de 15 MPa. Adicionalmente, as curvas de calorimetria exploratória diferencial (DSC) apontam a internalização de fisetina no citoplasma, bem como, sua adsorção na superfície celular. Ao final da simulação in vitro em ambiente gastrointestinal, a bioacessibilidade da fisetina encapsulada alcançou 54,1%, enquanto na forma livre, apenas 0,7%. As cápsulas de fisetina foram adicionadas a uma matriz láctea e observou-se que o teor de fisetina liberado durante a fermentação aumentou consideravelmente a atividade antioxidante da bebida láctea fermentada e o teor de fisetina encapsulado manteve-se elevado (84,7%) por 28 dias. Portanto, os resultados demonstram que a osmoporação usando células de L. acidophilus e fisetina é uma técnica simples e versátil para proteção de moléculas bioativas para aplicações na indústria de alimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA FARIAS DE ALMEIDA - UFPB
Externa ao Programa - 2569445 - LOURENA MAFRA VERISSIMO
Externa ao Programa - 1517220 - MARCIA REGINA DA SILVA PEDRINI
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO HOSKIN
Notícia cadastrada em: 29/01/2020 15:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao