Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO JOSÉ VIEIRA DA CUNHA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO JOSÉ VIEIRA DA CUNHA FILHO
DATA : 23/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do PPGEQ
TÍTULO:

Rápida taxa de mineralização de fármacos utilizando diferentes reatores fotoquímicos: O papel do excesso otimizado de H2O2.


PALAVRAS-CHAVES:

poluentes farmacêuticos; poluentes emergentes; planejamento fatorial; toxicidade, foto-Fenton.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Os estudos de fármacos como poluentes emergentes vem ganhando importância na comunidade científica. O ácido acetilsalicílico (AAS) é um poluente modelo e um representante dos micropoluentes farmacêuticos emergentes cuja mineralização através de vários processos oxidativos avançados leva horas para ser concluída. O Hidroclorotiazida (HCT) vem sendo encontrado em águas finais para consumo devido a sua persistência. Este trabalho dedica-se a otimizar e compreender as condições cinéticas para mineralizar AAS e HCT usando o processo Foto-Fenton com radiação UVA em um reator fotoquímico tubular e de bancada, respectivamente. A otimização emprega uma ferramenta estatística de planejamento fatorial que estuda como as concentrações do contaminante, Fe2+ e H2O2 afetam a mineralização ao longo de um intervalo de concentrações. O planejamento fatorial indica que a concentração inicial de H2O2 é uma variável crucial para atingir uma taxa rápida de mineralização AAS e HCT. Usando conteúdos otimizados de H2O2 e Fe2+ no processo foto-Fenton (H2O2/Fe2+/UVA), uma mineralização superior a 90% para o AAS e de 100% para o HCT é alcançada em cerca de 10 minutos. A razão subjacente para tal desempenho notável é atribuída ao excesso otimizado de [H2O2], que varia de acordo com o contaminante, isto é, a razão de concentração de H2O2 usada no tempo inicial para a requerida mineralização completa da TOC teórica. Medições da concentração remanescente de H2O2 indicam fortemente que o excesso de [H2O2] otimiza a concentração instantânea de radical •OH. Além disso, para o HCT, componente farmacêutico tóxico em determinadas concentrações foi conseguido elimina-lo do corpo hídrico, e assim, tornar o meio não mais tóxico. Como conclusão, o excesso estequiométrico de [H2O2] é o parâmetro mais importante a ser otimizado a fim de atingir o mais alto grau de mineralização no menor tempo de uso do reator fotoquímico, diminuindo os custos relacionados à energia total consumida tanto pela lâmpada e pela bomba de recirculação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Externo ao Programa - 2524058 - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA
Externa à Instituição - ANDRESSA BASTOS DA MOTA LIMA - USP
Externa à Instituição - DANNIELLE JANAINNE DA SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/12/2019 15:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao