Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA RABELO HOLLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA RABELO HOLLANDA
DATA : 10/10/2019
LOCAL: Auditório do NUPEG

Avaliação do comportamento de fases a altas pressões de sistemas envolvendo CO2, água e compostos oriundos da biomassa.

Equilíbrio de Fases. Alta Pressão. Biomassa. Fluidos Supercríticos.

Atualmente, devido ao elevado consumo das reservas petrolíferas e aos impactos ambientais associados à queima dos combustíveis fósseis, há um interesse crescente em se utilizar fontes alternativas de energia. A biomassa vem chamando a atenção por ser uma fonte de carbono renovável que está disponível em grandes quantidades, e diversos métodos para a sua conversão em produtos como energia, biocombustíveis e compostos químicos estão disponíveis. Dependendo do tipo de biomassa e do processo escolhido, diferentes produtos são gerados, sendo que, muitas vezes, uma mistura com vários componentes é obtida. Assim, para que produtos de interesse sejam utilizados, é necessário que sejam separados dos demais componentes. Uma das formas de separá-los é através do uso de fluidos supercríticos empregando CO­2 como solvente. Neste sentido, este projeto tem como objetivo avaliar o equilíbrio de fases em condições de alta pressão de sistemas envolvendo componentes oriundos da biomassa e dióxido de carbono, na ausência ou presença de água. O projeto engloba estudo experimental e modelagem dos sistemas constituídos por compostos da biomassa de diferentes funções, como álcoois, aldeídos e ácidos orgânicos, a altas pressões.

Presidente - 1543286 - CAMILA GAMBINI PEREIRA
Externa à Instituição - FEDRA ALEXANDRA DE SOUSA VAQUERO MARADO FERREIRA - UFRN