Banca de DEFESA: ALFREDO JOSÉ FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALFREDO JOSÉ FERREIRA DA SILVA
DATA : 23/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO NUPEG
TÍTULO:

Adsorção dos íons de cobre usando bioadsorvente  e argilomineral:  estudo cinético, termodinâmico e de equilíbrio.Adsorção dos íons de cobre usando bioadsorvente  e argilomineral:  estudo cinético, termodinâmico e de equilíbrio.


PALAVRAS-CHAVES:

adsorção, metais pesados, bentonita, pó da palha da carnaúba e isotermas.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

A toxidade, não biodegradabilidade e a bioacumulação apresentados pelos efluentes industriais contendo metais pesados tem se tornado uma profunda preocupação ambiental. Diante deste fato, já existem várias  técnicas de tratamentos com a finalidade de remover os  metais pesados dos efluentes industriais, porém elas apresentam algumas  desvantagens, tais como, ineficiência no tratamento,  alto custo, utilização de produtos químicos no tratamento e problemas com a disposição do lodo formado. A partir desta constatação,  tem havido pesquisas  com  materiais  que possam ser utilizados para suprir estas deficiências, apresentando resultados satisfatório na remoção de metais pesados  no tratamento de efluentes industriais. O pó da palha da carnaúba e a bentonita nas suas formas naturais e modificadas foram utilizadas como adsorventes,   com objetivo de remover o cobre em solução aquosa. Os experimentos foram  realizados a partir da avaliação da influência das   variáveis  pH, tempo de contato,  massa  do adsorvente, concentração inicial do metal, efeitos de ligantes e co-íons na eficiência de remoção do metal  e  capacidade de regeneração  do adsorvente. A partir dos dados experimentais,  foi  possível  o estudo cinético, termodinâmico e de equilíbrio do processo de adsorção.  Foram também   realizados análises de FTIR, BET, FRX, DRX e  Potencial zeta  com intuito de  caracterizar os materiais utilizados no processo de  adsorção  e assegurar a eficiência de suas modificações. No estudo  cinético, todos os adsorventes se ajustaram ao modelo cinético de pseudo segunda ordem e  observou-se que de uma maneira geral,  os adsorventes utilizados apresentarem uma cinética rápida, em que o PPC, PPCTB, BNAT, BSOD atingiram o tempo de equilíbrio  em  5, 25, 100  e 100 minutos, respectivamente.  O estudo de equilíbrio mostrou que os dados experimentais dos adsorventes estudados se ajustaram ao modelo de Langmuir. A capacidade máxima de adsorção do  PPC, PPCTB, BNAT, BSOD foram 8,48, 21,97, 12,92 e 24,51 mg/g, respectivamente.   Os  estudos mostraram que apesar dos  materiais terem  uma  baixa área superficial, eles apresentavam outras características positivas,  como no  caso o PPC e PPCTB que  com grupos funcionais (hidroxila e carbonila)  promoveram uma maior interação com o cobre,  e o  BETNAT e BETSOD com   boa capacidade de troca catiônica. Os parâmetros temodinâmicos obtidos nos experimentos de adsorção mostraram que  para o  PPCTB, BNAT, BSOD  o processo foi  não espontâneo e endotérmico, Já para PPC o processo foi espontâneo e exotérmico.  No  estudo de dessorção e regeneração das bentonitas natural e sódica foram necessário 4 ciclos de adsorção e dessorção. A eficiência  de dessorção dos íons  de cobre usando  a argila sódica e a natural foi reduzida do primeiro para o último ciclo de 69,47% para 41,33% e de 48,36% para 22,46%, respectivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - FRANCISCO KLEBSON GOMES DOS SANTOS - UFERSA
Externo à Instituição - FRANCISCO WENDELL BEZERRA LOPES - UnP
Externo ao Programa - 1566922 - LINDEMBERG DE JESUS NOGUEIRA DUARTE
Externo à Instituição - LUIS FERREIRA DE LIMA - UFRN
Externa à Instituição - ROBERTA PEREIRA DA SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 13/08/2019 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao