Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PAULO SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO PAULO SOUZA
DATA : 12/07/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do NUPEG
TÍTULO:

Modelagem e simulação da solubilidade do cloreto de sódio em misturas com água e monoetilenoglicol


PALAVRAS-CHAVES:

Monoetilenoglicol (MEG). Cloreto de sódio. Simulação. Precipitação. Solubilidade. Análise Estatística de Regressão. Regeneração do MEG.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O monoetilenoglicol (MEG) é usado na produção de gás natural como inibidor da formação de hidratos. Reduz o ponto de congelamento nos dutos e protege de corrosão. Os hidratos são sólidos cristalinos que podem causar bloqueios de dutos no escoamento da produção de gás. A água produzida é salina, e dessa forma a presença de sais pode provocar incrustações na unidade e regeneração do MEG. A utilização de MEG tem eficácia já conhecida no meio operacional com relação à prevenção de formação de hidratos. Porém o MEG precisa ser regenerado e reutilizado no sistema. É nessa fase que podem ocorrer dificuldades técnicas devido à presença do MEG. Essa substância reduz a solubilidade do cloreto de sódio presente na água produzida. Caso a concentração desse sal esteja acima da solubilidade, poderá ocorrer a precipitação indesejada de seus cristais na regeneração do MEG. Essa precipitação pode ocasionar problemas como incrustação, o que é muito prejudicial nos equipamentos que compõem o sistema de regeneração. Dessa forma é de fundamental importância o conhecimento dos limites de solubilidade do sal nas condições do processo de utilização do MEG. Do ponto de vista operacional, também é importante quantificar, de forma ágil, o quão próximo o sistema está da cristalização do sal. Isso pode ser realizado através da utilização de um simulador computacional que possa, a partir dos condições de operacionais da planta e também dados de laboratório, calcular em tempo hábil as concentrações das espécies e se necessário a quantidade de sal cristalizado ao longo do processo de regeneração de MEG. A proposta desse trabalho é criar um simulador que possa realizar os cálculos de balanço de massa e energia para determinar a concentração de sal e, com no conhecimento da solubilidade, e quantificar a ocorrência de cristais de sal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Externa à Instituição - DANNIELLE JANAINNE DA SILVA - UFRN
Externa à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao