Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCONI FERREIRA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCONI FERREIRA DE MEDEIROS
DATA : 01/07/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula do NUPEG
TÍTULO:

Hidroesterificação/transesterificação de óleos de frituras em etanol supercrítico para produção de biodiesel


PALAVRAS-CHAVES:
Biodiesel, óleos de frituras, etanol supercrítico, água subcrítica, hidroesterificação, transesterificação, reator de fluxo contínuo, planejamento experimental.

PÁGINAS: 39
RESUMO:

O uso de óleos de frituras apresenta características importantes para qualquer proposta que busque viabilidade econômica e seja ecologicamente favorável ao meio-ambiente para a produção de biodiesel. Economicamente, os óleos residuais são baratos por se tratarem de matérias-primas de baixa qualidade e baratas se comparados aos óleos comercializados atualmente no Brasil. Quanto ao aspecto ambiental, estudos realizados sobre o impacto ambiental do descarte incorreto de óleos descartados no curso d'água de rios ou bacias aquíferas superficiais demonstram que um litro de óleo descartado “in natura” pode poluir cerca de 500.000 litros de água. Outro problema muito sério do descarte incorreto de óleos residuais são as incrustações em dutos e tubulações de redes esgotos de grandes centros urbanos. O acúmulo destes dejetos produz a formação de uma biomassa (resíduos sólidos e microrganismos) que causam restrições e dificuldade nos escoamentos dos efluentes para as estações de tratamentos e produzem entupimentos e geração de odores exalados pela decomposição deste material. Estes problemas ocasionam grandes impactos econômicos nos tratamentos e recuperações destas fontes de água, na limpeza, substituição e desobstrução destes equipamentos de saneamento público. Diante destas constatações, foi proposto o desenvolvimento de uma rota reacional que pudesse utilizar matérias-primas baratas e de baixa qualidade como os óleos residuais, que fosse viável economicamente e que auxiliasse na redução de impactos ambientais produzidos pelo descarte incorreto destes óleos. Realizamos reações de óleos de frituras com pressão constante de 100 bar, razões molares de óleo/etanol de 1/10 e 1/30 e porcentagens mássicas de água de 10%, 20% e 30%, temperaturas de 250 °C, 290 °C e 310 °C e tempos de residência de 15 min, 30 min e 45 min em reator tubular de fluxo contínuo. Os resultados obtidos nestas reações apresentaram taxas de conversão de ésteres totais (biodiesel) bons resultados, comparáveis com a literatura. Os resultados obtidos demostraram que os experimentos com maiores temperaturas (290 °C e 310 °C) e tempo de residência (45 min) apresentaram rendimentos de 71%, 66 %, 59% e rendimentos de 31%, 29% e 27% para temperatura de 290 °C e tempo de residência de 30 minutos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Presidente - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SAULO HENRIQUE GOMES DE AZEVÊDO - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao