Banca de DEFESA: FERNANDA MONTEIRO FREITAS

DISCENTE : FERNANDA MONTEIRO FREITAS
DATA : 31/01/2019
LOCAL: auditorio nupeg

Estudo do processo de compactação de óxidos de nióbio pelo método de centrifugação

Compactação, pentóxido de nióbio, cerâmicas, centrifugal casting

O Brasil detém mais de 90% das reservas de nióbio do mundo e é o maior produtor e exportador deste material, como liga ferro-nióbio, óxido de nióbio e outros produtos. Ainda assim, existe a necessidade de ampliar a utilização do nióbio no país, a fim a aproveitá-lo melhor economicamente. O Ministério de Minas e Energia do Brasil incentiva, por meio da pesquisa, o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para agregar valor ao nióbio e seus derivados.  As notáveis propriedades químicas e físicas do Nb2O5 tornam este material promissor para aplicação como adsorvente, sensor de gases, células solares e em componentes eletrocrômicos. Recentes pesquisas vêm constatando a possibilidade de várias aplicações catalíticas dos óxidos de nióbio, seja como fase ativa ou como suporte. Considerando o exposto, foi realizado um estudo do processo de compactação de suspensões de Nb2O5 pelo método centrifugal casting a fim de avaliar esse método de baixa complexidade e baixo custo na preparação de suportes. Inicialmente, o método slip castingusando moldes de gesso foi experimentado, mas a metodologia utilizando força centrífuga se mostrou nitidamente mais eficaz na compactação dos óxidos, sendo, portanto, a técnica escolhida. As suspensões foram preparadas pela mistura do Nb2O5 puro ou hidratado, PVA, ágar, água deionizada e ácido bórico dissolvido em glicerina. A aceleração centrífuga foi fixada a 10.000 rpm e variou-se o tempo de compactação (5, 10, 20 e 30 min). Diferentes temperaturas (1100, 1200, 1300 e 1400 °C) foram aplicadas no tratamento térmico das amostras, todas submetidas ao patamar de 4 horas. Os compactos verdes e as peças finais foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo (MEV-FEG), difração de raios-X (DRX). As densidades foram determinadas pelo método de Arquimedes. Os resultados mostraram influência significativa da temperatura de sinterização na contração das peças, resultando em um aumento expressivo da densidade sinterizada com o aumento de temperatura. O tempo de centrifugação de 20 min foi considerado mais adequado, pois resultou em uma densidade a verde mais elevada que a obtida com 30 min. A compactação foi avaliada também através das micrografias, as quais evidenciam superfícies interna e externa com boas qualidades comparadas a outras cerâmicas na literatura. Por fim, conclui-se que a metodologia estudada tem potencial para produzir suportes de formatos específicos, obtendo cerâmicas de Nb2O5 que atingiram 90,9% da densidade teórica após sinterização a 1400 °C por 4 h.

Presidente - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA