Banca de QUALIFICAÇÃO: WILDSON URSULINO LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILDSON URSULINO LEITE
DATA : 21/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO PPGEQ
TÍTULO:

Destilação solar para fins de dessalinização: aplicação de materiais alternativos e tecnológicos na coleta de radiação para a produção mais eficiente de água potável.


PALAVRAS-CHAVES:

Alambique solar; energias renováveis; água doce; semiárido brasileiro.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os recursos hídricos globais aparentam ser abundantes. No entanto, apenas uma parcela muito pequena da água doce mundial, realmente está acessível para o consumo humano e para a manutenção das atividades inerentes ao estilo de vida atual. Os conflitos pela água têm se pronunciado ao longo dos últimos anos e as previsões de autoridades mundiais vislumbram um futuro não promissor para todos. Essa realidade é agravada pelas mudanças climáticas e pela poluição das mananciais de água doce. Diante do preocupante contexto, a comunidade científica olha para os mares, oceanos e outros reservatórios de águas de elevada concentração de sais, propondo sistemas de dessalinização de médias e altas demandas, desenvolvendo processos mais eficientes, os quais se categorizam em operações térmicas ou por membranas. Não obstante, os pesquisadores são enfáticos ao afirmarem que os pequenos volumes de água doce, requeridos por comunidades rurais isoladas, podem ser eficientemente atendidos por sistemas de destilação solar, cuja operação e manutenção são fáceis e baratas e se valem de uma fonte de energia limpa, gratuita e abundante em muitas regiões do planeta. A realidade de seca que assola o semiárido brasileiro levou o Governo Federal deste país a lançar o Programa Água Doce, com a proposta de gerenciar, recuperar e implantar 1209 sistemas de dessalinização, na região que abriga quase 12% de sua população e abrange aproximadamente 12% do território nacional. No entanto, após sete anos do lançamento da meta, apenas 47,6% dos sistemas estão realmente operacionais. Corroborando com a necessidade de dessalinização no semiárido e a proposta de sistemas de potabilização para comunidades rurais, a região tem uma posição privilegiada do ponto de vista de irradiação solar. Isso torna os alambiques solares uma alternativa promissora para o fornecimento de água potável para dessedentação e cocção, aumentando a disposição de tecnologias acessíveis para o enfrentamento e convívio com a seca. Diante da baixa produtividade dos alambiques solares, fato que o torna impopular, muitos pesquisadores estudam novos desenhos de equipamentos, materiais constituintes da placa coletora de radiação e melhoramento nas propriedades térmicas da salmoura com a finalidade de aumentar a taxa de evaporação e, consequentemente, da produção de destilado. Por fim, o objetivo deste trabalho é estudar materiais alternativos e também tecnológicos para aumentar a eficiência dos destiladores solares. Os casos investigados nesta dissertação apresentaram resultados promissores, mesmo na evaporação de águas de alta salinidade, fornecendo informações subsidiárias para a futura construção de equipamentos de baixo custo e de operação facilitada, possibilitando o seu emprego real no semiárido brasileiro.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - INDIRA ARITANA FERNANDES DE MEDEIROS - UFRN
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Externo à Instituição - YARA FELICIANO GOMES - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/01/2019 14:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao