Banca de DEFESA: MAYARA FELICIANO GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA FELICIANO GOMES
DATA : 04/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO NUPEG
TÍTULO:

Estudo da obtenção e caracterização da quitina e quitosana a partir de residuos de carcinicultura e suas aplicações energéticas sustentáveis.


PALAVRAS-CHAVES:

quitina, quitosana, grafite, carbonização hidrotermal, fotocatalise e transesterificação.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Atualmente uma das grandes preocupações da humanidade são o destino de resíduos industriais e o estudo de alternativas para energias sustentáveis.  Neste  contexto,  a  proposta  deste  trabalho  foi  primeiramente  obter  a  partir  dos descartes  da  carnicicultura, o biopolímero quitina  e  pela  sua  desacetilação  através  de  hidrólise alcalina, foi obtido a quitosana.  As etapas de desmineralização foram realizadas através da desproteinização para obtenção da quitina, e desacetilação para obtenção de quitosana, foram caracterização por difração de raio-X (DRX), fluorescência de raio -X (FRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), termogravimetria (TG), uv visivel e espectroscopia de transforama de Fourier (FTIR), para a confirmação da obtenção de quitina e quitosana com  grau de acetilação de DA  de 70 e 75%, respectivamente. A partir da obtenção dos biopolímeros foi possível a realização da síntese de carbonização hidrotermal que é um processo de baixo custo, de dois precursores renováveis, que são materiais derivados da biomassa (quitina e quitosana) e grafite como um terceiro material utilizado  para obtenção de dois produtos em fase sólida e uma em fase liquida. A fase liquida seria para a formação de pontos quânticos de carbono (CQDs) com aplicação em células solares e fotocatálise, e a fase sólida para a formação de catalisadores heterogêneo para reações de transesterificação de biodiesel. Ambas as fases foram caracterizadas de acordo com necessidades de suas aplicações, obtendo para a fase liquida um CQDs com rendimento quântico de 17,1 % com dopagem em ZnO/CQDs com efeito de fotocatálise satisfatória. E para a fase sólida um catalisador heterogêneo grafite-quitosana obteve de eficiência do processo por cromatografia gasosa  de 36% de conversão. A obtenção de biopolímeros quitina e quitosana é uma ótima solução para as toneladas de resíduos produzidos na indústria de carcinicultura. E a realização da síntese de carbonização hidrotermal para a obtenção de dois produtos, o CQDs e catalisadores grafite-quitosana demonstram grandes alternativas para o uso de energias sustentáveis em fotocatálise e reações de transesterificação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Presidente - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - FLÁVIA MELO DE LIMA
Externo à Instituição - GILSON GARCIA DA SILVA - IFRN
Externo à Instituição - INDIRA ARITANA FERNANDES DE MEDEIROS - UFRN
Externo à Instituição - PETRUCIA DUARTE DA SILVA MEIRELES - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/12/2018 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao