Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDUIR EGITO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANDUIR EGITO DA SILVA
DATA : 07/12/2018
LOCAL: Auditório do NUPRAR

Caracterização energética, pirólise pi-cg/em  e briquetagem de resíduos de algodão coloridos

Caracterização energética, Algodão naturalmente colorido, Pirólise, briquetes.

Os restos culturais de algodões coloridos são resíduos agrícolas com potencial para produção de energia distribuída. São cultivares muito resistentes às secas, cuja produção nacional pode ser considerada significativa e crescente, sendo biomassas lignocelulósicas com elevada produção de matéria seca/ha/ano. Diante da necessidade de avaliar o potencial energético destes resíduos, o presente trabalho tem como objetivo analisar diferentes cultivares de algodão colorido, produzido pela EMBRAPA algodão, através da caracterização energética e conversão das biomassas em energia através dos processos de pirólise rápida e briquetagem. A caracterização da biomassa foi realizada através da análise imediata, composição elementar, teor de hemicelulose, celulose e lignina, densidade aparente, poder calorífico, análise termogravimétrica e espectroscopia na região do infravermelho. Os resultados indicaram um potencial energético significativo, como elevado poder calorífico e baixo teor de cinzas, entre outros. A pirólise analítica foi realizada a 500 °C em um micro pirolisador CDS 5200 HP-R da CDS Analytical, conectado a um cromatografo a gás com detecção por espectrometria de massas. Os resultados da composição dos vapores condensáveis da pirólise convencional indicaram a presença de muitos compostos oxigenados de diferentes grupos orgânicos, com aldeídos, cetonas, fenóis, furanos e éteres, característicos da decomposição de materiais lignocelulósicos. O melhoramento do bio-óleo (upgrading) para viabilizar as propriedades físico-químicas dos vapores condensáveis como combustível e/ou isolamento de determinados compostos químicos destes vapores foi realizado através da utilização de 3 catalisadores: ZSM-5 (CBV 3020) comercial, HZSM-5 (CBV 3020) e Co/ZSM-5em diferentes temperaturas do leito catalíticoTodos os catalisadores utilizados promoveram a formação de monoaromáticos como benzeno e tolueno, especialmente a 500 °C, cujas quantidades destes compostos foram mais expressivas nesta temperatura, com destaque para Co-ZSM-5 e HZSM-5. As biomassas estudadas analisadas apresentaram características energéticas favoráveis para aplicação em processos termoquímicos, sendo aplicadas também no processo de briquetagem utilizando uma máquina piloto utilizada para confecção de briquetes em escala laboratorial de marca O&C do Brasil – Automation Hydraulics. Os resultados indicaram uma alta densidade energética e boa resistência mecânica dos briquetes produzidos, com destaque para aqueles formados a partir da mistura de cascas e hastes de algodão. Por fim, conclui-se que os restos culturais de algodão colorido podem ser utilizados no processo de pirólise, especialmente no processo de pirólise catalítica, podendo ser uma ótima fonte de matéria prima renovável para a indústria química, bem como, para subsidiar a matriz energética nacional.

Externo à Instituição - BRUNA MARIA EMERENCIANO DAS CHAGAS - UFRN
Externo ao Programa - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO