Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS SIBALDO RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS SIBALDO RIBEIRO
DATA : 21/12/2018
LOCAL: Auditório do NUPEG

Otimização de géis de microemulsão como fluido de remediação de perda de circulação.

Tensoativos, microemulsão, perda de circulação, LCM, modelagem, filtração, gelificação in situ.

Perda de circulação é um problema sério e oneroso para a indústria de petróleo e pode ocorrer durante a perfuração em formações permeáveis, fraturas naturais ou cavernas. Para reduzir tais perdas para o nível aceitável, normalmente são utilizados sistemas de géis combinados com Materiais de Combate a Perdas (LCM), que são denominados tampões. Entretanto, os tampões de perda comerciais em alguns casos não são efetivos, e existe a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias para solucionar este problema. Aproximamente 85% do peso bruto do coco é constituído pelas cascas, que são acumuladas em lixões ou ás margens de estradas, então o seu aproveitamento torna-se uma necessidade. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma nova formulação de tampão utilizando géis de microemulsão e fibras de coco em diferentes granulometrias, tratadas com microemulsões, para remediar perdas de circulação em carbonatos microfraturados molháveis á óleo e estudar a interação fibra-microemulsão, gel-rocha, fibra-rocha, a capacidade de remediar a perda e a capacidade de gelificação in situ. Para a formulação dos géis de microemulsão foram testados dois tensoativos aniônicos; o sabão base, que gerou os sistemas 1 (S1) e o 2 (S2) e o óleo de mamona saponificado – OMS, que gerou o sistema 3 (S3). Foram testados dois sistemas de microemulsão para o tratamento da fibra de coco, um com tensoativo catiônico (CTAB) nas três conformações micelares (micela direta, bicontínua e inversa), outro com tensoativo aniônico (sabão base) no ponto de micela bicontínua (SB) e foram caracterizados através das análises de TG-DTA, MEV, DRX, FRX e ângulo de contato. Os tampões desenvolvidos foram caracterizados através de análise reológica, peso e filtração. Foi construído e utilizado um equipamento simulador de perda de circulação e, com a melhor formulação, foi realizado um teste de gelificação in situ. O sistema ótimo foi o S2 com fibras de granulometrias #35, #100 e #200 pois, apresentou comportamento pseudoplástico, com viscosidades e tensões elevadas, característicos de tampões de perda, apresentaram volumes de filtrado abaixo de 10 mL, e rápida formação do tampão (15 minutos). No simulador de perda, o tampão S2 com fibras de granulometrias #35, #100 e #200, tratadas com o ponto SB, conseguiu reduzir a permeabilidade em 52% com a massa mínima (50 g) de fluido estudado. As fibras tratadas com o ponto SB, apresentaram afinidade pelo gel desenvolvido e otimizou o espalhamento do gel sobre a superfície dos poros da rocha, mostrando afinidade química pela superfície, facilitando o processo de deposição e tamponamento das fraturas, por isso as fibras com esse tratamento foram escolhidas como LCM do novo produto. O teste de gelificação in situ mostrou que à 70 ℃ a gelificação ocorreu em 40 segundos, resultado excelente, tornando a operação rápida, eficaz e menos onerosa, por exigir menos tempo de sonda.

Interno - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo ao Programa - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO