Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIVAN ALMEIDA EVANGELISTA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIVAN ALMEIDA EVANGELISTA NETO
DATA : 12/11/2018
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO NUPEG
TÍTULO:

Dados de equilíbrio líquido-líquido para sistemas biodiesel+álcool+glicerol utilizando gordura de frango e óleo de cártamo para produção do biocombustível. 


PALAVRAS-CHAVES:

biodiesel, gordura de frango, equilíbrio líquido-líquido, cártamo, UNIQUAC.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A grande dependência dos combustíveis fósseis no planeta, gera uma necessidade de novas fontes de energia, tendo em vista que o petróleo é uma riqueza finita e poluidora. A parte ambiental sempre deve ser levada em consideração, pois o efeito estufa é uma realidade. Neste contexto, os biocombustíveis passam a ser cada vez mais solicitados para suprir a demanda populacional. Dentre eles, destaca-se o biodiesel, por ser menos tóxico, renovável e biodegradável. A transesterificação é o método mais aplicado para transformar óleos e gorduras em ésteres metílicos ou etílicos, diminuindo sua viscosidade e podendo ser utilizado como combustível de forma pura ou adicionado ao diesel. A matéria-prima tanto pode ser de origem animal quanto vegetal. O subproduto formado é a glicerina, fazendo com que duas fases sejam obtidas. O equilíbrio líquido-líquido pode ser estudado durante o processo produtivo, já que o álcool é miscível em ambas as fases. Neste trabalho foram utilizadas duas matérias-primas para produção do biocombustível: gordura de frango cedida pelo mercado municipal de Apodi-RN e óleo de cártamo refinado. Três biodieseis foram obtidos: metílico de gordura de frango, metílico de cártamo e etílico de cártamo. Os perfis dos ésteres foram detectados via cromatografia gasosa. Os dados de equilíbrio líquido-líquido foram obtidos por meio de curvas de calibração das densidades em função das respectivas frações mássicas para as temperaturas de 25 °C e 45 °C em pressão ambiente. A validação dos dados se deu utilizando as correlações de Othmer-Tobias e Hand, com coeficientes perto da unidade. Foram calculados os coeficientes de distribuição e seletividade para os três sistemas. O modelo UNIQUAC foi utilizado para correlacionar os dados experimentais, com resultados satisfatórios e com um erro sempre menor que 1,5%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Interno - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 277058 - GILSON GOMES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - ALESSANDRO ALISSON DE LEMOS ARAÚJO - UFERSA
Externo à Instituição - MARCIONILA DE OLIVEIRA FERREIRA - IFRN
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN
Notícia cadastrada em: 05/11/2018 16:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao