Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂMARA SUELEN DA SILVA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÂMARA SUELEN DA SILVA GONÇALVES
DATA : 29/10/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do NUPEG
TÍTULO:

Desenvolvimento de fluidos de perfuração poliméricos a base de microemulsões e avaliação de suas propriedades. 


PALAVRAS-CHAVES:

fluidos de perfuração, glicerina, parafina, olefina, microemulsão, sistemas microemulsionados, tensoativo, reologia, propriedades.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A utilização de fluidos de perfuração assegura uma maior eficiência da perfuração petrolífera, pois exercem uma série de funções e são capazes de influenciar profundamente nesse processo. Os diferentes tipos de fluidos de perfuração e as suas aplicabilidades fazem com que haja estudos constantes sobre sua formulação. Assim, sistemas microemulsionados (SME’s) têm sido avaliados como uma boa proposta dentre os aditivos utilizados na formulação desses fluidos Este trabalho teve por objetivo desenvolver fluidos de perfuração utilizando microemulsões (ME’s) óleo em água, bem como analisar suas propriedades comparativamente às da literatura. Para isso, foram testados inicialmente diversos SME’s a fim de encontrar aquele que apresentasse região de ME óleo em água suficiente para preparação do fluido. O sistema encontrado era composto por água de torneira e glicerina na fase aquosa, tensoativo não iônico Alkonat 70 e parafina ou olefina como fase orgânica. A partir desses sistemas, elaborou-se um planejamento experimental para avaliar a influência do percentual de glicerina na fase aquosa e da concentração de NaCl nas propriedades do fluido de perfuração, encontrando. Os resultados mostraram que fluidos microemulsionados apresentam-se como uma excelente alternativa para fluidos de perfuração, tendo em vista que suas propriedades reológicas foram consideradas satisfatórias mesmo após o envelhecimento dos fluidos, além de apresentarem baixíssimos volumes de filtrado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Interno - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo à Instituição - KLISMERYANE COSTA DE MELO - IFRN
Notícia cadastrada em: 29/10/2018 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao