Banca de DEFESA: DANIEL DE ARAÚJO COSTA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL DE ARAÚJO COSTA RODRIGUES
DATA : 05/03/2018
HORA: 14:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE ENERGIA ALTERNATIVA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE - LEAFT
TÍTULO:

"Modelagem do processo de autoprecipitação de gibsita em decantadores do processo Bayer"

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Processo Bayer; autoprecipitação; alumina; espessamento; reversão de gibsita, bauxita.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

 A maioria das refinarias Bayer monitoram as perdas de alumina com atenção. Um efeito bastante relevante que causa perdas é a autoprecipitação no circuito de clarificação. Essa tese propõe um modelo conceitual para a representação das nuances deste processo, levando em consideração o perfil dos sólidos e composição destes, e a hidrodinâmica complexa de um processo como esse.

            O modelo consiste na discretização de zonas de decantação e representação de mistura, reação e separação. O problema é analisado e provado que zero graus de liberdade são alcançados independentemente do número de estágios e o nível de detalhe da composição nas duas fases para um número indefinido de estágios. O efeito de parâmetros de modelo como o número de estágios, posição da corrente de alimentação e nível do leito de lama na resposta do modelo é analisado para propor um range ideal de condições de modelagem numérica.

O modelo proposto não mostrou multiplicidade de estados estacionários e atinge resultados condizentes com a realidade. Adicionalmente, foi observado que o aumento do número de discretizações não adiciona à capacidade do modelo, na verdade acaba causando instabilidade numérica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE ROBERTO DE SOUZA - CTGás
Externo à Instituição - JUAN ALBERTO CHAVEZ RUIZ - CTGás
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 17:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao