Banca de QUALIFICAÇÃO: MILLENE CAROLINE ALBINO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILLENE CAROLINE ALBINO DE OLIVEIRA
DATA : 01/02/2018
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

“ESTUDO DA RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO ATRAVÉS DA INJEÇÃO DO BIOSURFACTANTE RAMNOLIPÍDEO PRODUZIDO A PARTIR DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA”


PALAVRAS-CHAVES:

Recuperação avançada de petróleo; biosurfactante; ramnolipideo; Pseudomonas aeruginosa


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A contínua necessidade de se produzir cada vez mais hidrocarbonetos faz com que seja de fundamental importância o desenvolvimento de métodos capazes de extrair mais óleo dos reservatórios. Assim, a recuperação avançada através da injeção de tensoativos atua na redução da tensão interfacial óleo-agua, melhorando o deslocamento de petróleo para fora do reservatório. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o biosurfactante ramnolipídeo, produzido a partir da bactéria Pseudomonas aeruginosa, e avaliar sua utilização no processo de recuperação avançada de petróleo. A caracterização do biosurfactante envolveu a determinação de sua concentração micelar crítica (cmc), além da influência do pH e da salinidade sobre o mesmo. Já para a recuperação avançada, foram utilizados três tipos de petróleo, entre 25 e 30 ºAPI, e três concentrações de biosurfactante, a 30, 50 e 100% acima da cmc. Os resultados obtidos mostram que a injeção de biosurfactante, além de ser uma alterativa sustentável aos tensoativos sintéticos por ser biodegradável, é capaz de aumentar o fator de recuperação do processo de produção de petróleo após a injeção de água com sucesso.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo ao Programa - 1531209 - VANESSA CRISTINA SANTANNA
Externo à Instituição - JOSELISSE SOARES DE CARVALHO SANTOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 31/01/2018 17:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao