Banca de DEFESA: ANDRÉ ANDERSON COSTA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ ANDERSON COSTA PEREIRA
DATA : 08/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE ATOMIZAÇÃO DE SOLUÇÃO POLIMÉRICA EM MEIO CIRCULANTE PARA OBTENÇÃO DE PARTÍCULAS NANO/MICROMÉTRICAS"


PALAVRAS-CHAVES:

Atomização; Nanoprecipitacão; PMMA; PCL; encapsulamento.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Partículas poliméricas formadas em escala nanométricas são de fundamental interesse atualmente, principalmente quando utilizadas como sistemas carreadores na liberação controlada de fármacos, cosméticos e nutracêuticos, bem como no recobrimento de matérias com propriedades magnéticas. Dito isto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um sistema para produção de partículas de poli (metacrilato de metila) (PMMA) e policaprolactona (PCL) a partir da atomização de solução polimérica em meio antisolvente. Neste sistema, soluções poliméricas em diferentes solventes são preparadas e atomizadas na forma de um spray. As gotículas geradas com a atomização entram em contato com um líquido antisolvente que provoca a precipitação e formação das partículas poliméricas. Neste trabalho, experimentos usando o sistema proposto foram realizados em diferentes condições operacionais e as partículas obtidas foram analisadas por Espalhamento Dinâmico de Luz (Dynamic Light Scattering - DLS), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados demonstraram que é possível obter partículas com características de nanoesferas/nanocápsulas e nanofibras com distribuição de tamanho na faixa de 50 a 5000 nm. Também foi possível observar que as variáveis do processo como a natureza do polímero, o tipo de solvente (acetona, acetato de etila, álcool etílico, álcool isopropílico e álcool propílico), a pressão da atomização (0,25 – 3 bar) e a temperatura do líquido antisolvente (10 – 40°C) afetam diretamente a morfologia e a Distribuição de Tamanho de Partícula (DTP). Além disso, foi avaliado o potencial de encapsulamento do sistema proposto. Óleo de algodão e Aluminato de ferro (espinélio inverso) foram utilizados como material a ser encapsulado. As partículas produzidas nesta avaliação foram analisadas por DLS, MET e também por Microscopia Eletrônica de Varredura com Emissão de Campo (MEV-FEG), Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e Difração de Raio X (DRX) para a verificação do encapsulamento. De acordo com estes resultados, constatou-se a formação de partículas carreadoras, com características de nanocápsulas e nanoesferas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interno - 348100 - ELISA MARIA BITTENCOURT DUTRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1755267 - MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - BENTO PEREIRA DA COSTA NETO - IFRN
Externo à Instituição - THELMA SLEY PACHECO CELLET - UEM
Notícia cadastrada em: 31/01/2018 11:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao