Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO FERNANDES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA : 14/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"SÍNTESE DE PENEIRAS MOLECULARES MESOPOROSAS MCM-41 DOPADAS COM METAIS DE TRANSIÇÃO E SUA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL"


PALAVRAS-CHAVES:

peneiras moleculares mesoporosas, metais de transição, esterificação metílica, biodiesel.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O desenvolvimento de biocombustíveis que encerrem um ciclo de dependência dos combustíveis fósseis, sejam ambientalmente amigáveis, rentáveis do ponto de vista econômico e com alta capacidade de regenerabilidade tem fomentado estudos em torno de rotas que viabilizem a produção de biodiesel em grande escala e com elevada taxa de conversão. A catálise heterogênea tem sido uma área promissora nesse sentido, e um grande desafio está no desenvolvimento de catalisadores que apresentem propriedades texturais e químicas adequadas à reação para produção dos combustíveis. Nesse sentido, este trabalho tem o intuito de desenvolver peneiras moleculares mesoporosas dopadas com metais de transição provenientes do óxido misto obtido a partir do mineral purificado destes metais, fazendo-se o estudo de três rotas de síntese e avaliando-se as condições das mesmas, e aplicá-las na catálise heterogênea da esterificação metílica de ácidos graxos presentes em óleos vegetais. Os materiais sintetizados deverão ser caracterizados por difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), fluorescência de raios-X (FRX), espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), análises termogravimétricas (TG/DTA) e adsorção física de N2 (método BET). Os testes catalíticos ocorrerão em reator batelada com agitação e temperatura controladas, variando-se, além destes parâmetros, a razão ácido/álcool, concentração de catalisador e tempo de reação. Deve ser avaliada ainda a capacidade de reutilização e regeneração dos catalisadores utilizados.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Presidente - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - MARTA LIGIA PEREIRA DA SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 05/12/2017 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao