Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BIANCA MEDEIROS DE MELLO NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA BIANCA MEDEIROS DE MELLO NOBREGA
DATA : 20/12/2017
HORA: 16:00
LOCAL: AUDITORIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Otimização de um processo real de destilação atmosférica de petróleo utilizando simulação de processos e métodos estatísticos."


PALAVRAS-CHAVES:

otimização, torre de destilação, petróleo, simulação, Método de Superfície de Resposta.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

A crescente demanda energética mundial tem ocasionado uma elevação nos preços da energia e exigido cada vez mais a utilização de técnicas que aumentem a eficiência dos processos nas indústrias. Acrescente-se, ainda, que no contexto ambiental, o aumento da eficiência energética tem um papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o consumo de energia do condensador de topo de uma torre de destilação atmosférica de petróleo, instalada em uma das maiores refinarias do Brasil. A otimização consistiu na determinação de valores ótimos para a vazão de vapor de retificação e temperatura de carga, que minimizam o consumo de energia do condensador, atendendo os critérios de especificação de produtos e limites operacionais dos equipamentos. Foi desenvolvida uma metodologia de trabalho, que inclui as etapas de modelagem, análise de sensibilidade, planejamento fatorial e Método de Superfície de Resposta (MSR). Essas etapas foram desenvolvidas com o auxílio do simulador comercial Petro-SIM® e dos softwares STATISTICA© e Excel®. Os resultados obtidos demonstram que, a refinaria opera em condições operacionais próximas aos valores ótimos, mas ainda é possível obter ganhos significativos através do ajuste da vazão de vapor de retificação e da temperatura de carga. A alteração da vazão de vapor para 280,00 ton/d e da temperatura de carga para 363,64°C, podem gerar uma redução de 0,81% na carga térmica global e uma economia mensal de R$341.733,00. Vale ressaltar ainda uma redução mensal de 2.148m³ de água utilizada para a produção de vapor. Dessa forma, além da possibilidade de se obter ganhos reais, a metodologia desenvolvida a partir de métodos já existentes pode ser utilizada como uma ferramenta de otimização para a melhoria da eficiência energética, mesmo em processos complexos como a destilação de petróleo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANNIELLE JANAINNE DA SILVA - UFRN
Interno - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Notícia cadastrada em: 05/12/2017 12:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao