Banca de QUALIFICAÇÃO: ISLANNY LARISSA OURIQUES BRASILEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISLANNY LARISSA OURIQUES BRASILEIRO
DATA : 15/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Síntese de óxidos mistos de a-Fe2O3/Nb2O5 e sua aplicação como catalisadores em reações de oxidação"


PALAVRAS-CHAVES:

Fotocatálise solar heterogênea, foto-Fenton solar heterogêneo, óxidos mistos, hematita, pentóxido de nióbio, azul de metileno.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Dentre as principais fontes de poluição ambiental existentes atualmente, a indústria têxtil destaca-se pela geração de volumes elevados de efluentes contendo corantes sintéticos em alta concentração. Os corantes são substâncias altamente detectáveis a olho nu e por serem tóxicos em determinada concentração, a sua liberação descontrolada no meio ambiente pode colocar em risco a saúde da população. Nesse contexto, os Processos Oxidativos Avançados (POAs), como a fotocatálise heterogênea e o foto-Fenton heterogêneo, têm se mostrado uma alternativa promissora para o tratamento desses efluentes, uma vez que compreendem um conjunto detecnologias eficientes para a remoção de compostos orgânicos recalcitrantespresentes em solução. Durante o tratamento os poluentes são destruídos e não apenas transferidos de uma fase para outra. A hematita (a-Fe2O3) é um dos óxidos de ferro mais utilizados em catálise heterogênea para a oxidação de poluentes orgânicos. Contudo, se caracteriza por não apresentar uma excelente atividade fotocatalítica, apesar de ser ativada pela luz solar. Uma maneira de superar esse problema é a sua combinação com outro semicondutor, como o pentóxido de nióbio (Nb2O5), por exemplo. Inúmeras aplicações têm mostrado que a presença do nióbio geralmente aumenta a atividade catalítica e a estabilidade de catalisadores à base de óxido de ferro, bem como lhes adiciona características interessantes.Dessa forma, o objetivo deste trabalho é sintetizar e caracterizar óxidos mistos de a-Fe2O3/Nb2O5 obtidos a partir de proporções em massa de a-Fe2O3 e Nb2O5 e de temperaturas de calcinação variadas. Além disso, as eficiências desses catalisadores na degradação do corante azul de metileno serão avaliadas por dois tipos de POAs: fotocatálise solar heterogênea e foto-Fenton solar heterogêneo.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Presidente - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - VIVIAN STUMPF MADEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao