Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MONTEIRO FREITAS

DISCENTE : FERNANDA MONTEIRO FREITAS
DATA : 13/12/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

“Produção e caracterização de membrana cerâmica tubular e aplicação na separação de gases”

Membrana tubular, membrana cerâmica, permeação de oxigênio.

Diversos processos industriais, sobretudo os que envolvem combustão, podem ser otimizados com a utilização de oxigênio de elevada pureza, garantindo um menor gasto de energia. A destilação criogênica do ar é o processo mais consolidado atualmente na obtenção de oxigênio puro. Todavia, o alto gasto energético associado a esse processo motiva a aplicação do ar ao invés do oxigênio isolado. Dessa forma, novas alternativas de separação de oxigênio são alvo de pesquisas recentes, e entre elas os processos de separação por membranas que apresentam algumas vantagens: são menos dispendiosos energeticamente, possuem menores custos de investimento e são modulares. O uso de reatores a membranas representa uma alternativa promissora para processos de reações de reforma, possibilitando acoplar etapas de separação e reação em uma única operação, bem como um melhor controle do contato entre as espécies. O objetivo da pesquisa proposta é preparar uma membrana densa tubular cerâmica por um método relativamente simples, com a finalidade de se estudar sua permeabilidade ao oxigênio. A escolha do material foi fundamentada na potencial capacidade de determinados materiais cerâmicos em transportar oxigênio. Desta forma, pretende-se fabricar as membranas e caracterizá-las por diferentes técnicas: análises térmicas (TG, DTA, DSC e Dilatometria), Difração de Raios X (DRX), com refinamento da microestrutura através do método de Rietveld, por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS), método de BET, Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourrier, e no Infravermelho Próximo (FTIR/NIR), granulometria a laser e análise de Espectroscopia de Impedância Elétrica (EIE). Por fim, serão realizados testes de permeabilidade do oxigênio em um sistema à altas temperaturas (entre 800 e 1100 °C). As condições de operação serão estabelecidas a partir de um estudo das variáveis do processo: temperatura, gradiente de pressão e vazão dos gases.

Presidente - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Externo à Instituição - ANGELICA BELCHIOR VITAL - UFRN
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 10:08