Banca de QUALIFICAÇÃO: HELTON GOMES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELTON GOMES ALVES
DATA : 08/12/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do NUPPRAR
TÍTULO:

"ESTUDO NUMÉRICO DA RECUPERAÇÃO DE ÓLEO EM RESERVATÓRIO COM CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE POÇOS HORIZONTAIS"


PALAVRAS-CHAVES:

 EOR; Solução polimérica; Fluidodinâmica computacional; Simulação numérica.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Devido ao grande desenvolvimento socioeconômico e tecnológico, e ainda apesar do aumento da conscientização de grande parte da sociedade com relação aos danos causados ao meio ambiente mediante a utilização de combustíveis não renováveis, atualmente o petróleo continua ocupando posição relevante na matriz energética a nível mundial e nacional. Entretanto, a utilização incessante da matéria prima de combustíveis fósseis e a necessidade de aceleração da produção faz que os campos petrolíferos ao redor do mundo estejam alcançando prematuramente o período de declínio, necessitando assim de uma energia suplementar impedindo o fechamento de poços ou o até mesmo o abandono da jazida. Devido a questões econômicas e viabilidade técnica a injeção contínua de água atualmente é o método de recuperação mais utilizados, no entanto, apresenta limitações devido a diferença de mobilidades dos fluidos. Uma alternativa para minimizar esse problema, com o aumento da viscosidade da fase aquosa, é a utilização do método de injeção de solução polimérica. Nas últimas décadas estudos experimentais e aplicação em projetos piloto utilizando a injeção de polímeros vem sendo desenvolvidos, entretanto, existe a necessidade de avaliar a viabilidade técnica e econômica de determinado processo, antes mesmo de aplicá-lo em campo. Portanto, no intuito de tentar responder alguns questionamentos, compreender fisicamente os fenômenos envolvidos e colaborar para otimização dos métodos EOR, a presente proposta tem como objetivo realizar um estudo numérico aliado a dados experimentais do processo de recuperação de óleo em reservatórios com características do nordeste brasileiro, utilizando o simulador de fluxo IMEX (Implicit -Explicit Black Oil Simulador) do grupo CMG (Computer Modelling Group).

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1754344 - MARCOS ALLYSON FELIPE RODRIGUES
Externo à Instituição - TAMYRIS THAISE COSTA DE SOUZA - UNIFACEX
Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Notícia cadastrada em: 28/11/2017 11:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao