Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSE NAIANNE PIRES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYSE NAIANNE PIRES DANTAS
DATA : 15/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Estudo das influências das propriedades físicas de suspensões de graviola na secagem em leito de

jorro com alimentação intermitente"


PALAVRAS-CHAVES:

Secagem, alimentação intermitente, propriedades físicas, balanço de massa e de energia.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O objetivo principal deste trabalho foi a investigação das propriedades físicas e físico-químicas de misturas formuladas e das condições operacionais para a definição de equações matemáticas que descrevam a produção de pó e o comportamento da secagem, com base em balanços de massa e de energia, de polpa de graviola acrescida leite integral UHT ou albumina em leito de jorro, utilizando alimentação intermitente e PEAD ou PP como partículas inertes. Os experimentos foram executados segundo quatro planejamentos fatoriais completo 2² com 3 repetições no ponto central. Como variáveis independentes foram consideradas a temperatura do ar na entrada do secador e concentração de leite ou albumina, que variaram de 60 a 80°C e de 30% a 50%, respectivamente.

A partir das propriedades físicas das misturas, foram determinados os modelos que representavam a vazão mássica de pó em função do tempo. Considerando o acúmulo de material no interior do equipamento, desenvolveram-se modelos para avaliar a temperatura e umidade do ar na saída do secador. As equações diferenciais ordinárias foram implementadas e resolvidas, numericamente, usando rotinas em Fortran. Os resultados obtidos nas modelagens e simulações matemáticas foram comparados com dados experimentais indicando que o modelo representa bem o processo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCELLO MAIA DE ALMEIDA - UEPB
Presidente - 349802 - MARIA DE FATIMA DANTAS DE MEDEIROS
Externo à Instituição - ODELSIA LEONOR SANCHEZ DE ALSINA - UNIT
Notícia cadastrada em: 22/11/2017 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao