Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA PINHEIRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA PINHEIRO DE SOUZA
DATA : 29/11/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Estudo da Degradação do 2,4,6-Triclorofenol através da Redução com Cobre Metálico aliado a um processo oxidativo avançado,visando Tratamento de Água de Abastecimento"


PALAVRAS-CHAVES:

Degradação, 2,4,6-Triclorofenol,Fotoquímica,Água Potável.

 

 


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A contaminação da água pode se dar por diversos processos, dentre eles, através da formação de subprodutos advindos da etapa de cloração do próprio tratamento. Nesse processo a matéria orgânica ainda presente na água une-se ao cloro residual livre, gerando assim substâncias organocloradas. Dentre esses orgânicos halogenados, encontra-se o 2,4,6-triclorofenol, o qual vem sendo bastante estudado devido ao seu alto poder resistente e carcinogênico, estando listado como uma substância prioritária pela agência de proteção ambiental norte-americana (US EPA). A água de abastecimento apresenta normalmente baixos valores desse composto (ng L-1), mas devido à capacidade bioacumulativa deste poluente, os efeitos nocivos podem ser observados a longo prazo. Dessa forma, se faz importante o estudo da degradação do 2,4,6 - triclorofenol. Processos oxidativos avançados (POA) vêm se mostrando muito eficientes para a degradação de compostos orgânicos, contudo moléculas que apresentam grupos deficientes de elétrons (halogênios) apresentam alguma resistência a oxidação. Uma alternativa para a otimização do mesmo é colocar uma pré-etapa redutiva ( através de um metal de valência zero) para primeiramente remover o cloro da molécula, facilitando a sua posterior oxidação. Portanto, o presente trabalho irá propor um sistema de tratamento do 2,4,6-triclorofenol na água, no qual vai acoplar um processo redutivo com o cobre de valência zero a um processo oxidativo avançado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Externo à Instituição - DANNIELLE JANAINNE DA SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/11/2017 10:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao