Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA
DATA : 17/11/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO CATRE

"Recuperação e concentração de biomoléculas por flotação em sistemas aquosos bifásicos"

Flotação em sistema aquoso bifásico, recuperação, componentes fenólico, ácido gálico, 2-hidroxibifenil, camu-camu, polietilenoglicol.

A sublação por solvente (SS) é uma técnica baseada na adsorção de substâncias de supercífie ativa em uma interface gás/líquido e tem se destacado, em relação à extração líquido-líquido (ELL), por alguns benefícios como a simples operação, baixa dosagem de solvente, altos índices de eficiência de separação e concentração do produto; embora, não seja apropriado para tratar todas as biomoléculas. Advinda da sublação por solvente, a flotação em sistemas aquosos bifásicos (FSAB) opera em um ambiente com elevado teor de água e tem ganhado destaque nos últimos anos na recuperação de componentes fenólicos. Neste contexto, a presente tese explora a FSAB como técnica de separação para recuperar moléculas de diferentes fontes tais como de extrato vegetal: ácido gálico (AG) - a partir da infusão de folhas de goiaba, e polifenóis como (+)-catequina e quercetina do resíduo despolpado de uma fruta típica da região amazônica, o camu-camu. Além disso, o agente bactericida 2-hidroxibifenil (2-HBF) produzido via biodessulfurização do 4-metil-dibenzotiofeno por Rhodococcus rhodochrousfoi recuperado por FSAB. Nesses estudos, sistemas aquosos bifásicos foram formados a partir do polímero Polietilenogligol (PEG) e o sal sulfato de amônio, sendo que a flotação foi favorecida pela injeção de ar comprimido para geração das bolhas ascendentes. A coluna no sistema FSAB foi confeccionada em vidro com 2,64 cm de diâmetro interno e capacidade de 180 mL. A coluna era equipada no fundo com um disco de vidro sinterizado de porosidade G4. Uma ampliação de escala, com a proporção altura:diâmetro usado como critério, também foi efetuada (para FSAB-camu camu) em uma coluna de vidro de dimensões 60,0 x 8,00 cm e volume útil de 2,5 L. Os resultados mostraram que as condições operacionais ótimas para recuperação de ácido gálico por FSAB foram: pH = 4,0; [sulfato de amônio] = 450 g/L;  [PEG] = 80% (m/m); [AG] = 500 μg/mL; tempo de flotação = 120 min; vazão de ar = 37,5 mL/min; razão volumétrica = 0,1. Quando alimentada com extrato de folhas de goiaba, a FSAB mostrou maiores índices de enriquecimento e de razão de distribuição do ácido gálico do que a extração em sistema aquoso bifásico convencional. No estudo com o resíduo de camu-camu, as condições experimentais ótimas foram: pH = 5,0; [sulfato de amônio] = 450 g/L; vazão de ar = 37,5 mL/min; tempo de flotação = 60 min; razão volumétrica = 0,1. Nesse caso, na condição ótima obteve-se uma eficiência de separação de 81,02% e coeficiente de concentração duas vezes superior à tradicional extração em sistema aquoso bifásico. Além disso, observou-se o aumento no poder antioxidante na fase superior, resultado da migração de alguns componentes fenólicos como ácido gálico, ácido siríngico, quercetina e (+)-catequina. Destaca-se que a ampliação de escala foi bem sucedida. Alternativamente, uma metodologia multivariada foi usada para definir as melhores condições operacionais da FSAB do 2-HBF. Após um planejamento experimental fracionário, apenas as variáveis vazão de ar, tempo de flotação e volume da fase topo foram otimizadas pelo planejamento Box-Behnken, no qual foi possível alcançar valores de eficiência de separação de 43,55-57,55% e coeficientes de concentração de 3,84-5,88. Assim como nos capítulos anteriores, a FSAB superou a extração em sistema aquoso bifásico, a extração líquido-líquido e a sublação por solvente, em termos de fatores de enriquecimento. O processo de flotação também obteve êxito na recuperação e concentração do 2-HBF a partir do caldo fermentado, embora a análise por CLAE indique a elevada concentração de contaminantes na fase topo. Assim, os resultados mostraram que a FSAB é uma técnica promissora para recuperar e, principalmente, concentrar componentes fenólicos advindos de meios complexos como extratos naturais e caldos de fermentação.

Interno - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS