Banca de DEFESA: ENIO RAFAEL DE MEDEIROS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ENIO RAFAEL DE MEDEIROS SANTOS
DATA : 18/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO CATRE
TÍTULO:

"DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS EXTRATIVOS A PARTIR DA RUMEX ACETOSA E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE SEUS EXTRATOS."


PALAVRAS-CHAVES:

Rumex acetosa. Extração por fluidos pressurizados. Trans-resveratrol. Emodina. Atividade antioxidante. Teor de fenólicos totais.


PÁGINAS: 139
RESUMO:

Pesquisas apresentam o excesso de radicais livres como um dos responsáveis por diversas doenças degenerativas e pelo envelhecimento. Nesse contexto, desponta a utilização de compostos fenólicos naturais por apresentarem ótima atividade antioxidante e por inibirem a formação desses radicais. Em meio aos estudos acerca desses compostos, os antioxidantes: cis e trans-resveratrol, cis e trans-piceid e emodina ganham destaque no meio científico. Trabalhos científicos comprovam a presença desses compostos fenólicos na herbácea “Azedinha” (Rumex acetosa), logo, suas raízes vêm sendo cada vez mais utilizadas em aplicações farmacológicas. A partir disso, este trabalho teve por objetivo central a obtenção de extratos dessas raízes utilizando técnicas de extração com fluido supercrítico (SFE), extração com líquidos pressurizados (PLEs), extração com utilização de micro-ondas (MAE), extração com solvente a baixa pressão (LPSE). Na SFE, foi avaliado o efeito das variáveis de processo (temperatura, vazão, pressão e concentração de cossolvente) sobre a cinética da extração, rendimento e solubilidade do extrato. Nas PLEs, tanto foram avaliadas a temperatura e a pressão, como a influência dos diferentes solventes (água, etanol, hexano, tolueno, acetonitrila e isopropanol) e seu uso sequenciado como PLE sequenciada. As curvas obtidas nas SFEs e PLEs foram ajustadas segundo os modelos: Martinez, Crank e Sovová e seus desvios médios calculados. Na extração Soxhlet foi avaliado o uso de quatro solventes (etanol, acetonitrila, isopropanol e álcool butílico), enquanto que na extração LPSE e MAE foi utilizado o etanol como solvente. Também foi testada a utilização da precipitação por anti-solvente supercrítico (SAS) como forma de secagem. O teor de fenólicos totais, a capacidade antioxidante dos extratos e os principais componentes do extrato foram determinados. Os rendimentos obtidos em todas as técnicas variaram de 0,2 a 8,7%, sendo o melhor resultado obtido na extração PLE com etanol. A SFE apresentou o extrato com maior concentração de emodina (42,82 mg/g). A concentração de trans-resveratrol em todos os extratos variou entre 1,03 e 5,57 mg/g, a depender da técnica utilizada. A atividade antioxidante e os compostos fenólicos totais resultaram em valores compreendidos entre 3,48 e 163,43 μg/mL e 27,63 e 157,04 mgEAG/ge, respectivamente, a depender da técnica utilizada. A MAE obteve extratos com 130,67 mgEAG/ge, e 3,48 μg/mL em 30 minutos de operação. As extrações com fluidos pressurizados (PLEs e SFEs) demonstraram ótimos resultados, principalmente no tocante a extração sequencial, onde foi possível a separação de trans-resveratrol e emodina, e no tocante a extração de fenólicos de alta e média polaridade, como a SFE.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BENTO PEREIRA DA COSTA NETO - IFRN
Presidente - 348100 - ELISA MARIA BITTENCOURT DUTRA DE SOUSA
Externo à Instituição - ELISANGELA LOPES GALVAO - UFERSA
Interno - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCIONILA DE OLIVEIRA FERREIRA - IFRN
Externo à Instituição - RICARDO HENRIQUE ROCHA DE CARVALHO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 05/09/2017 15:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao