Banca de DEFESA: LUIZ ANTONIO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ANTONIO DO NASCIMENTO
DATA : 26/05/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"Aplicação da poliacrilamida na floculação de cátions metálicos"

Poliacrilamida iônica; Floculação; Precipitação química; Metais pesados.

A elevação nos níveis de agentes contaminantes de origem antrópica está associada ao desenvolvimento da atividade industrial ao redor do mundo. A atuação das indústrias neste caso deve-se ao grande volume de efluente com elevada concentração ou com uma variedade de contaminante. Os metais pesados são, em geral, vistos como substâncias bastante ofensivas à saúde humana e animal. Entretanto, eles são cada vez mais usados em diversos produtos que são absolutamente necessários em nosso dia a dia, o que leva a número crescente de pessoas expostas a contaminação, de forma direta ou indireta, com essas substâncias. A contaminação, e o eventual envenenamento, por metais pesados em alguns lugares é algo crônico, haja vista que os seus sintomas não aparecem de imediato, e o processo se desenvolve por um período muito longo. Por isso, várias técnicas de remoção foram desenvolvidas a fim de garantir o máximo possível de segurança no descarte desses rejeitos. Uma das técnicas mais comumente usadas no tratamento de metais dissolvidos em solução aquosa é a precipitação química. O ajuste o pH ou a adição de um agente floculante são condições básicas para a excussão desta técnica. A poliacrilamida iônica é um polímero de base orgânica que tem sítios ativos em sua cadeia capazes de propiciar um relevante desempenho na remoção de cátions metálicos a partir de uma solução aquosa. Nesse trabalho, ela mostrou uma eficiência de remoção de zinco que foi de 30 a 70% quando o pH da solução foi elevado de 4,5 a 7,0 e superou os 70% em testes com o cobre sem que houvesse aumento no pH. Numa ação combinada com CTAB, a eficiência de remoção foi de 20 para 40% apenas com a adição desse tensoativo numa concentração que era o dobro da concentração de íons Zn2+. No tratamento do efluente real vindo de uma galvânica do qual foram analisados níquel e cobre, a poliacrilamida foi mais seletiva ao cobre para o qual foi obtida uma eficiência de remoção de 30% contra 10% para o níquel sem nenhum outro composto fosse adicionado. Ela também teve bom desempenho como inibidor de incrustação ao sequestrar e manter em solução íons Ca2+ mesmo em elevada temperatura. Com isso é possível dizer que a poliacrilamida é polivalente e é capaz de cumprir a função de ser um agente floculante de cátions metálicos dissolvidos numa solução aquosa.

Externo à Instituição - ANDRE EZEQUIEL GOMES DO NASCIMENTO - UFRN
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO