Banca de DEFESA: JESSYCA KAENNY DE ANDRADE BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSYCA KAENNY DE ANDRADE BEZERRA
DATA : 14/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:
"Remoção de benzeno e tolueno em solução aquosa por adsorção utilizando carvão ativado produzido a partir do  lodo doméstico"

PALAVRAS-CHAVES:
Adsorção; Compostos monoaromáticos; Lodo doméstico; Carvão ativado; 


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Os compostos monoaromáticos (BTEX) são substâncias tóxicas e cancerígenas que mesmo em pequenas quantidades prejudicam o meio ambiente e a saúde humana. Esses compostos são frequentemente usados como solventes e encontrados em combustíveis como petróleo e gasolina, sendo continuamente liberados ao meio ambiente. Portanto, métodos de remoção destes contaminantes estão sendo estudados de forma que reduza as altas concentrações presentes em solos e águas subterrâneas. Assim, o processo de adsorção consiste em utilizar um sólido, denominado adsorvente, para adsorver em sua superfície os contaminantes presentes nas soluções aquosas. O lodo, subproduto gerado durante o processo de tratamento do esgoto, é um problema contemporâneo de preocupação mundial. A produção do carvão ativado (CA) para utilização no processo de adsorção é relativamente alta, entretanto, a utilização de resíduos como o lodo é uma alternativa potencialmente barata, contribuindo para agregar valor à matéria prima e redução no custo para o descarte desse resíduo. O presente trabalho tem como objetivo preparar e caracterizar o carvão ativado a partir do lodo doméstico e aplicar na remoção benzeno e tolueno em soluções aquosas. No processo de síntese do carvão ativado, foi estudado a ativação química com o hidróxido de potássio (KOH), submetido ao tratamento térmico de pirólise sob fluxo de nitrogênio a 100 mL.min-1, na temperatura de 550ºC. O lodo e o carvão ativado foram caracterizados quanto à distribuição granulométrica, análise termogravimétrica (TG), Difratometria de Raios X (DRX), Fluorescência de Raios X (FRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e o estudo da área superficial utilizando o método BET. Os parâmetros cinéticos utilizando as equações de pseudo primeira ordem, pseudo segunda ordem e difusão intrapartícula se mostraram coerentes com os resultados obtidos na literatura. Além disso, foi possível observar que tanto o modelo de Langmuir e Freudlich conseguem predizer os dados experimentais para a adsorção de benzeno e tolueno. Os resultados obtidos neste trabalho apresentaram ótimas condições de estudo de maneira a favorecer os custos benefícios da aplicação.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347567 - MARCIA MARIA LIMA DUARTE
Externo ao Programa - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA
Externo à Instituição - GERALDO MARTINS RODRIGUES FILHO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 09/02/2017 16:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao