Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MILLER DE MELO HENRIQUE

DISCENTE : JOÃO MILLER DE MELO HENRIQUE
DATA : 20/02/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"Germinação de sementes de alface (Lactuca sativa) e gergelim (Sesamum indicum) em água produzida de petróleo tratada via floculação iônica".

Água produzida; Tensoativo; Germinação; Lactuca sativaSesamum indicum.

Diante do aumento na geração de água produzida pela indústria do petróleo, diversos países que detém atividades ligadas a exploração e produção também sofrem com a escassez de água. Logo, os esforços estão cada vez mais concentrados para encontrar métodos de tratamento eficientes e de baixo custo para remoção de poluentes, como forma de complementar seus recursos de água bastante limitados. Por outro lado, a irrigação agrícola consiste na principal atividade consumidora de recursos hídricos. Dessa maneira, utilizar águas residuais para irrigação agrícola apresenta uma potencial aplicação. Em relação à utilização de AP para este fim, os níveis de nutrientes são benéficos à produtividade agrícola. Porém, as concentrações elevadas da salinidade e metais podem causar danos ao meio ambiente, devendo receber o tratamento adequado para atender os parâmetros estabelecidos por órgãos regulamentadores. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo verificar a influência da água produzida tratada por floculação iônica na germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de alface (Lactuca sativa) e gergelim (Sesamum indicum). Água produzida sintética, formulada com base nos dados de um campo de produção de uma empresa atuante na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, foi utilizada após tratamento prévio com 5 diferentes concentrações de tensoativo: 300, 350, 400, 450 e 500 ppm. Após a estabilização dos flocos, submeteu-se a solução com os flocos formados a um processo de filtração. O efeito da filtração foi investigado no processo. Quanto ao tratamento, os parâmetros utilizados para avaliar sua eficiência foram o percentual de remoção de metais e de óleo. Já para os testes de germinação, os parâmetros escolhidos foram: germinação (G), primeira contagem do teste de germinação (PCG), índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da parte aérea (CPA), comprimento da radícula (CR), comprimento da plântula (CP) e massa seca (MS). Por fim, curvas de germinação para os constituintes da AP foram plotadas para ambas as culturas, com o objetivo de verificar as concentrações limites desses componentes nas germinações. Após o tratamento da AP com o tensoativo + filtração, foi possível perceber que o mesmo removeu apenas metais bivalentes, principalmente o cálcio, com remoção de até 40%. Em relação ao óleo, o percentual de remoção atingiu um valor superior a 99%. Utilizando somente a floculação iônica, apenas a concentração de 300 ppm de tensoativo não atingiu o valor permitido de TOG pela legislação (20 ppm). Sobre o teste de germinação, o efeito da água produzida tratada na germinação do Sesamum indicum apresentou diferença significativa, a um nível de 95% de confiança, principalmente nos parâmetros de desenvolvimento inicial (CPA, CR, CP e MS). Já na Lactuca sativa, os parâmetros em que foi observado diferença significativa a 95% de confiança foram: G, PCG e IVG. A filtração não apresentou diferença significativa no teste de germinação. Pode-se concluir que a presente dissertação teve os objetivos atingidos e que a metodologia empregada teve um desempenho satisfatório para descrever o comportamento da germinação de duas culturas em uma água produzida da região Oeste do Rio Grande do Norte tratada via floculação iônica.

Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo ao Programa - 1880265 - MARCIO DIAS PEREIRA
Externo ao Programa - 1801769 - SHIRLLE KATIA DA SILVA NUNES
Notícia cadastrada em: 08/02/2017 15:59