Banca de DEFESA: ÉRICA GUEDES REBOUÇAS

DISCENTE : ÉRICA GUEDES REBOUÇAS
DATA : 16/12/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"PRODUÇÃO SUPERCRÍTICA DE BIODIESEL EM REATOR TUBULAR COM LEITO DE INERTES"

biodiesel, etanol, supercrítico, tubular, leito de inertes

Resumo (português): A partir das limitações nas fontes de energia, principalmente aos derivados de petróleo, surge o biodiesel que é produzido por rotas tradicionais e consolidadas, como a transesterificação, empregando aquecimento convencional e catálise homogênea. Na busca por novas tecnologias de produção de biodiesel, os processos utilizando álcool em condições supercríticas têm sido amplamente investigados. O presente trabalho tem o objetivo de investigar o emprego de leito de inertes (vidro) em um reator tubular com etanol pressurizado para a produção de biodiesel. Quanto à parte experimental, foram analisados os efeitos da temperatura (300, 350 e 400°C), da vazão volumétrica de entrada da mistura reacional ao reator (0,5 e 1 mL/min), da razão molar óleo de soja:etanol (1:10 a 1:70) e da granulometria do material inserido (0,6, 0,85 e 2 mm) sobre a conversão em ésteres da reação. Modelos estatísticos de regressão foram utilizados com o propósito de descrever o comportamento das variáveis estudadas. Em geral, os resultados indicaram que é imprescindível considerar a relevância das variáveis de temperatura, vazão e granulometria do material. A razão molar, entretanto, não se apresentou relevante. As melhores condições para o sistema proposto foram alcançadas após 8 min de reação, em consequência da presença de partículas de vidros de 0,6 mm e uma vazão de alimentação de 0,5 mL/min, na temperatura de 400°C e pressão de 150 bar, com razão molar 1:40, obtendo rendimento de 98,99%.

Externo à Instituição - ANDERSON ALLES DE JESUS - UFRN
Externo ao Programa - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA