Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE : TIAGO FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA : 31/08/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"Síntese e caracterização do óxido misto de nióbio e tântalo a partir da columbita/tantalita"

óxidos de nióbio e tântalo, columbita/tantalita, lixiviação, precipitação.

Neste trabalho foi obtida uma mistura de óxidos de nióbio e tântalo a partir do mineral columbita/tantalita extraído do município de Santa Cruz, RN. Inicialmente o mineral foi preparado fisicamente para que sua composição e granulometria estivessem adequadas aos processos de síntese posteriores, passando, assim, pelas etapas de moagem, peneiramento e quarteamento para homogeneização das amostras, seguido de caracterização por difração de raios-X (DRX) e fluorescência de raios-X (FRX). Na sequência o mineral foi lixiviado durante 8 horas a 70°C para eliminação de ferro e manganês presentes na sua composição. A fim de eliminar o estanho que se faz presente em altas concentrações no mineral bruto, com percentuais acima de 10%, foram realizadas lixiviações durante 8 horas a 50°C e 90°C com o intuito de trabalhar com a estabilidade térmica da cassiterita (SnO2), porém não foram verificadas mudanças significativas em seu percentual no mineral tratado. Desta forma, foi realizada nova lixiviação por 30 min a 70°C com uma mistura de HF 5M e H2SO0,5M de modo a solubilizar os óxidos de Nb e Ta e assim separá-los da impureza de cassiterita persistente no mineral. Os óxidos hidratados foram caracterizados por fluorescência de raios-X (FRX), difração de raios-X (DRX), análise termogravimétrica e termodiferencial (TG/DTA), espectroscopia de infravermelho por transformada de fourrier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia por energia dispersiva (EDS). Os óxidos de Nb e Ta foram precipitados com NH4OH e calcinados a 800°C por 5h e taxa de aquecimento variável, 900°C por 5h a 10°C.min-1 e 1000°C com taxa de aquecimento fixa de 10°C.min-1 e tempo de calcinação variável, para que fosse feito o acompanhamento da cristalização dos óxidos hidratados obtidos com o método da precipitação com amônia. Os óxidos mistos de Nb e Ta foram caracterizados por fluorescência de raios-X (FRX), difração de raios-X (DRX) com refinamento pelo método Rietveld e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A influência da taxa de aquecimento foi verificada nos testes a 800°C, avaliando-se taxas de 5°C.min-1 e 10°C.min-1. Observou-se maior cristalinidade e formação de picos relativos a novas fases de óxido à medida que a temperatura de calcinação foi elevada. Desta forma, foi realizado um comparativo de materiais calcinados a temperatura mais elevada do estudo, a 1000°C, variando-se o tempo de calcinação em 5h e 10h.

Presidente - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - CLEONILSON MAFRA BARBOSA - IFRN