Banca de DEFESA: MAITÊ MEDEIROS DE SANTANA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAITÊ MEDEIROS DE SANTANA E SILVA
DATA : 26/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Síntese e caracterização do Molibdato de Estrôncio obtido a partir do Método de Complexação Combinado EDTA/Citrato para degradação fotocatalítica de corante da indústria têxtil"


PALAVRAS-CHAVES:

molibdato de estrôncio, reação de complexação, caracterização de pós cerâmicos, planejamento experimental, fotocatálise heterogênea.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Este trabalho descreve o estudo da produção do molibdato de estrôncio (SrMoO4) através do método de complexação combinado EDTA/Citrato. Investigou-se a influência do pH (6, 7,5 e 9), tempo de calcinação (3, 4 e 5h) e taxa de aquecimento (5, 7 e 10°C.min-1) em alguns de seus parâmetros químicos e físicos. Para isto, aplicou-se um planejamento fatorial 2³ com triplicata no ponto central. Os materiais sintetizados foram caracterizados por TG/DSC, DRX, EDX, MEV e espectroscopia de reflectância difusa. Com base na curva de termogravimetria os pós de SrMoO4 foram calcinados a 650°C. Todos os padrões de DRX foram indexados segundo a ficha JCPDS 01-085-0586, com estrutura tetragonal e grupo espacial I41/a, não sendo identificadas fases secundarias e impurezas. Constatou-se a existência de diferenças entre as intensidades médias dos picos de difração de raios-x. Através de ferramentas estatísticas, concluiu-se que a taxa de aquecimento foi a variável independente que demonstrou maior influência nessa diferença.  Os parâmetros de rede da estrutura cristalina foram obtidos com base no método de refinamento Rietveld. O parâmetro residual do refinamento variou entre 1,035 a 1,292. As analises de EDX mostraram a presença de desvios entre a composição teórica e experimental para os elementos estrôncio e molibdênio; o desvio percentual variou de 0,027 a 3,67% em função das condições de síntese. De acordo com as micrografias obtidas por MEV, os pós sintetizados são compostos de aglomerados de partículas, com morfologia esféricas irregulares e bipiramidais. De acordo com a análise do planejamento experimental, tendo como variável dependente os valores de bandgap óptico, as amostras calcinadas com taxa de aquecimento igual a 10°C.min-1e tempo de reação de 3 horas apresentam menores valores de bandgap (4,18 e 4,17 eV para pH 6 e 9, respectivamente) em comparação aos materiais calcinados nas demais condições de sínteses. Testes exploratórios de fotodegradação do corante azul de metileno indicam que o pó testado apresenta influência no processo. Os modelos estatísticos gerados se mostraram capazes de descrever os fenômenos observados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDARAIR GOMES DOS SANTOS - UFERSA
Externo ao Programa - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Externo ao Programa - 2245481 - ANGÉLICA BELCHIOR VITAL
Presidente - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 11/08/2016 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao