Banca de QUALIFICAÇÃO: MAITÊ MEDEIROS DE SANTANA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAITÊ MEDEIROS DE SANTANA E SILVA
DATA : 08/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DO CATRE
TÍTULO:

"Síntese e caracterização do Molibdato de Estrôncio obtido a partir do Método de Complexação Combinado EDTA/Citrato para degradação fotocatalítica de corante da indústria têxtil"


PALAVRAS-CHAVES:

Molibdato de estrôncio, reação de complexação, caracterização, planejamento experimental, fotodegradação.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Neste trabalho obteve-se o molibdato de estrôncio (SrMoO4) processado através de uma reação de complexação entre agentes complexantes ( EDTA e acido cítrico) e íons metálicos presentes em solução para investigar a influência do pH (6, 7,5 e 9), tempo de calcinação (3, 4 e 5h) e taxa de aquecimento (5, 7 e 10 °C.min-1) . Os materiais obtidos foram caracterizados por analise TG/DSC, DRX, EDX, MEV e DRS. Com base nas analises realizadas os resultados experimentais mostraram que a decomposição de todos os produtos voláteis na curva de TG para o SrMO4 ocorre até a temperatura próxima de 600°C. Todos os padrões de DRX foram indexados segundo a ficha JCPDS 01-085-0586, com estrutura tetragonal do tipo scheelita e grupo espacial I41/a, não sendo identificadas fases secundarias. Os parâmetros de rede foram obtidos com base no método de refinamento Rietveld, e confiabilidade dos resultados é função do parâmetro residual (S) quando próximo da unidade. As analises de EDX (% atômica) mostraram pequenas variações entre a composição do Sr e Mo. As imagens de MEV indicam que de forma geral os pós obtidos são compostos de grande aglomerados de partículas, constituído de cristalitos de tamanhos diferentes com morfologia de esferas irregulares quando pequenas e em tamanhos intermediários e grande com morfologia bipiramidal. Os DRS nas regiões do ultravioleta e visível indicaram a presença de níveis de energia intermediários dentro do bandgap, demonstrando que as amostras calcinadas com taxa de aquecimento igual á 10°C/min apresentam menores valores de bandgap (4,18 e 4,17 eV para pH 6 e 9, respectivamente) analisados através de um planejamento experimental 2³. Assim, a rota de síntese proposta apresentou-se como uma boa alternativa para produção desses óxidos, fornecendo materiais com fase pura, alta cristalinidade e relação esquiométrica muito próxima da teórica. As estimativas de bandgap indicam que independente do pH os materiais calcinados com taxa de aquecimento de 10°C/min se apresentam como um material que irá promover a melhor transição de elétrons dentro da banda de valência e banda de condução. Testes exploratórios para degradação do corante azul de metileno indicam que o pó produzido apresenta influencia no processo de fotodegradação deste contaminante.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Externo à Instituição - ANGÉLICA BELCHIOR VITAL - UFRN
Presidente - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externo ao Programa - 338292 - JOÃO BOSCO LUCENA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/07/2016 11:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao