Banca de DEFESA: JÉSSICA ISABELLE DE SOUZA FREITAS

DISCENTE : JÉSSICA ISABELLE DE SOUZA FREITAS
DATA : 29/07/2016
LOCAL: CATRE

TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA UTILIZANDO A TÉCNICA COMBINADA FLOCULAÇÃO/FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO COM MISTURA DE POLIELETRÓLITOS E MORINGA OLEÍFERA

Água produzida, Floculação, misturas de floculantes natural e comerciais, Moringa oleífera, Flotação por ar dissolvido.

A indústria de petróleo é um dos setores com maior potencial de degradação ambiental, sendo a água produzida o resíduo mais relevante. A complexa composição química e o elevado volume gerado deste efluente exigem um rigoroso controle e gerenciamento. Assim, antes de ser descartada, reinjetada em poços ou para outra finalidade esta água deve ser tratada de acordo com a legislação ambiental vigente. No que se refere ao tratamento de água produzida para remoção do teor de óleos e graxas, a técnica combinada floculação/flotação por ar dissolvido vem sendo bastante estudada. Na etapa de floculação vem sendo utilizado floculantes químicos convencionais de elevado custo e não-biodegradáveis. Nesse contexto, avaliou-se a eficiência de remoção do teor de óleos e graxas da água produzida através da técnica combinada floculação/flotação por ar dissolvido utilizando as misturas de floculantes natural de Moringa oleífera e dois floculantes comerciais “C” e “D” (já utilizados na indústria), objetivando deixar a água produzida nas condições de descarte. Os ensaios foram realizados segundo planejamento experimental para avaliação estatística da influência da concentração total de floculante, tempo de mistura lenta e tempo de flotação na eficiência de remoção do teor de óleos e graxas. Além disso, para cada mistura e suas respectivas proporções estudadas, obtiveram-se modelos matemáticos. O tratamento do efluente utilizando a mistura do floculante Moringa oleífera e floculante comercial “D”, com proporção de mistura em base volumétrica 50%:50%, atendeu os requisitos ambientais em todas as condições avaliadas; enquanto, nas mesmas condições, não foi possível utilizando a mistura do floculante Moringa oleífera e floculante comercial “C”. Também verificou-se a eficiência de remoção de óleos e graxas com mistura do floculante Moringa oleífera e floculante comercial “D” com proporção de mistura em base volumétrica 70%:30% (respectivamente) como possível interesse econômico e ambiental, onde também foi possível atender os requisitos ambientais de descarte da água produzida. Todas as misturas do floculante de Moringa oleífera e floculantes comerciais “C” e “D” estudadas mostraram-se eficazes na adequação para descarte da água produzida.

Externo à Instituição - ANA KARLA COSTA DE OLIVEIRA - IFRN
Externo à Instituição - ANDRE EZEQUIEL GOMES DO NASCIMENTO - UFRN