Banca de DEFESA: YANNE KATIUSSY PEREIRA GURGEL AUM

Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: YANNE KATIUSSY PEREIRA GURGEL AUM
DATA: 23/05/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"SISTEMAS MICROEMULSIONADOS VISANDO A REMOÇÃO DE DEPÓSITOS PARAFÍNICOS"

A deposição de parafinas é um problema crítico na indústria do petróleo, pois pode influenciar de maneira crucial as operações de produção e transporte. Apesar da diversidade de técnicas de remediação, as utilizadas atualmente apresentam problemas e limitações na sua aplicação devido aos mais diversos cenários encontrados. As microemulsões apresentam elevado potencial de solubilização, entretanto há uma escassez de trabalhos voltados para a sua aplicação na remoção de parafinas. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver sistemas microemulsionados (ME) óleo em água (O/A) visando a remoção de depósitos parafínicos. Várias formulações para quatro diferentes sistemas microemulsionados O/A foram avaliadas. Esses sistemas foram constituídos por: ALK-L90, como tensoativo; n-butanol, como co-tensoativo; água destilada; e como fase óleo, quatro diferentes solventes, querosene, xileno, diesel e a mistura querosene-xileno. Os sistemas foram caracterizados quanto ao equilíbrio de fases, tamanho de partícula, tensão superficial e reologia. Estudos de molhabilidade da superfície parafínica a esses sistemas e do comportamento reológico dos sistemas ME contendo parafina, submetidos à diferentes temperaturas, foram realizados com a finalidade de avaliar a interação fluido-parafina. Uma metodologia para avaliar a eficiência de remoção de parafinas em dutos foi desenvolvida e empregada na avaliação do desempenho dos sistemas propostos. Os resultados mostraram que os componentes químicos utilizados favoreceram a formação de microemulsões O/A, do tipo Winsor IV. Os ensaios de molhabilidade confirmaram a elevada capacidade de interação entre os sistemas ME obtidos e a parafina. Sistemas ME com parafina apresentam comportamentos bighamiano e newtoniano, com boa capacidade de bombeamento devido aos baixos valores de viscosidade e de tensão inicial de escoamento. A eficiência de remoção (ER) dos sistemas ME O/A foi comparável e, em alguns casos, superior à dos solventes puros, apesar do elevado percentual de água. A modelagem e análise estatística dos dados experimentais de remoção geraram modelos capazes de descrever e estimar a ER em função da composição do sistema ME, bem como entender o seu mecanismo de atuação. Portanto, os sistemas ME O/A propostos apresentam-se como uma alternativa concreta na remoção de depósitos parafínicos, com menor risco ambiental e inflamabilidade que os sistemas convencionais utilizados na indústria.

PALAVRAS-CHAVE:

Deposição, parafina, tensoativo, microemulsão, molhabilidade, remediação.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

Interno - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo à Instituição - ALEXANDRE GURGEL - UFV