Banca de DEFESA: NATÁLIA DE FREITAS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA DE FREITAS OLIVEIRA
DATA: 25/04/2016
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Isolamento dos constituintes do tegumento da castanha de cajú (TCC) e avaliação do seu potencial como antioxidante natural."


PALAVRAS-CHAVES:

Anacardium, caracterização fitoquímica, tegumento, antioxidantes, óleos vegetais e estabilidade oxidativa

 


PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O cajú (Anacardium occidentale L.) é uma das principais fontes de renda dos produtores rurais da região Nordeste do Brasil. A castanha de cajú é constituída por três partes: casca, amêndoa e uma película marrom conhecida como tegumento (TCC). Óleos vegetais brutos possuem diferentes constituintes que são indesejáveis ao produto final, uma vez que podem ocasionar oxidação no óleo. Fatores como a degradação oxidativa são de extrema importância para o aumento do tempo de estocagem de óleos e gorduras. Neste trabalho procurou-se  isolar os diferentes tipos de metabólitos secundários do tegumento; elaborar e otimizar uma metodologia para o refino dos óleos de canola e girassol e avaliar o potencial antioxidante do extrato do tegumento da castanha de cajú na estabilidade oxidativa (EO) de óleos vegetais. A abordagem fitoquímica demonstrou que o tegumento é rico em diversos metabólitos, como os alcalóides, sais de amônio e os compostos fenólicos (taninos). Os óleos foram analisados em quatro grupos de amostras: óleo industrial, bruto, degomado e neutralizado. Os óleos neutralizados de canola e girassol apresentaram acidez livre (IA) abaixo dos óleos industrializados, bem como os índices de iodo (II) e peróxido (IP). Através dos resultados obtidos, verificou-se que o processo de refino adotado resultou em um produto com padrão semelhante ao óleo industrializado e dentro das normas. O teste de oxidação acelerada, Schaal Oven Test, e as análises IA, IP, AE em 232 e 270nm, dienos (DC) e trienos conjugados (TC), e EO em PetroOxy foram realizados, observando-se que as adições de antioxidantes naturais nos óleos vegetais asseguraram a estabilidade oxidativa após o envelhecimento acelerado em estufa. Evidenciou-se, também, que o óleo de canola foi mais estável e resistente a longos períodos de estocagem. O uso dos extratos metanólicos de tegumento (MDF) forneceu melhores resultados de IA, IP, DC em relação ao controle e ao antioxidante sintético BHA. O período de indução avaliado pelo PetroOxy foi aumentado com a adição dos antioxidantes naturais do TCC, demonstrando que este apresenta uma variedade de compostos orgânicos em sua composição e sua ação antioxidante em óleos vegetais o torna um potencial composto bioativo natural.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - GUSTAVO ADOLFO SAAVEDRA PINTO - EMBRAPA
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UNP
Externo à Instituição - ROSELIA ALVES DE SOUSA - UFRN
Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Notícia cadastrada em: 12/04/2016 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao