Banca de DEFESA: ADOLFO LOPES DE FIGUEREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADOLFO LOPES DE FIGUEREDO
DATA: 29/01/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO NUPEG
TÍTULO:

"DETERMINAÇÃO DA REATIVIDADE E ANÁLISE TERMODINÂMICA  DE TRANSPORTADORES DE OXIGÊNIO PARA RECIRCULAÇÃO QUÍMICA"


PALAVRAS-CHAVES:

Transportador sólido de oxigênio, níquel, cobre, recirculação química, constante de equilíbrio.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Tecnologias existentes para a captura e sequestro de CO2, tornam o processo muitas vezes inviável industrialmente, pois exige um alto consumo de energia, levando a uma redução na eficiência da planta e aumentando o custo de produção. Por isso, a fim de amenizar a emissão de gases de efeito estufa, tem-se focado na utilização de energias alternativas e o aumento da eficiência na conversão e utilização de energia. A Recirculação Química de Combustão (RQC) está entre as melhores alternativas para reduzir a emissão de CO2, pois facilita sua captura com baixo custo e sem perda de eficiência energética substancial. O sistema reacional baseia-se na transferência de oxigênio do ar para um combustível através de um transportador sólido de oxigênio (TSO) que circula entre dois reatores de leito fluidizado. As reações de combustão ocorrem na superfície dos TSO, sendo este, questão chave para o desenvolvimento e dimensionamento da tecnologia de RQC. Tendo em vista a escassez de estudos com hidrocarbonetos superiores, utilizando esta tecnologia, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo dos TSOs para a tecnologia RQC, utilizando nafta como combustível. Dois TSOs a base de Ni e Cu, foram avaliados quanto sua reatividade, bem como realizado o estudo termodinâmico. Para esse estudo, foi realizada uma caracterização do TSO a base de Cu, utilizando diferentes concentrações mássicas de Cu.

Os resultados mostraram que o aumento da concentração de cobre a ser adicionado no suporte diminuiu o tamanho dos poros provocado por uma aglomeração do metal ativo, restando apenas um percentual na superfície. Mudança significativa na temperatura de redução não foram observadas com o a aumento da concentração de Cu. Em geral, todos os TSO à base de Cu atingiram conversão máxima, utilizando etanol como combustível, mostrando ser bastante reativos. Verificou-se ainda que quanto maior o teor de oxido metálico, menor é a velocidade de reação. Com relação ao sistema redox CuO/Cu, observou-se que valores altos da constante de equilíbrio (Keq) foram obtidos para as temperaturas investigadas, mostrando que a conversão praticamente completa dos combustíveis é obtida. O aumento da temperatura provocou uma diminuição da Keq, porém altas temperaturas foram necessárias para a completa redução do TSO. A variação da energia de Gibbs foi mínima para as temperaturas relevantes para RQC, indicando que a reação de combustão ocorre de maneira espontânea. Para o TSO à base de Ni, amostras comerciais foram utilizadas. Este mostrou ser bem reativo, apresentando conversões superiores a 90% utilizando como combustíveis H2 e CH4. Temperaturas altas, em torno de 950°C foram necessárias para uma alta conversão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543286 - CAMILA GAMBINI PEREIRA
Externo ao Programa - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JUAN ALBERTO CHAVEZ RUIZ - CTGás
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN
Interno - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Notícia cadastrada em: 23/12/2015 10:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao