Banca de DEFESA: ARIANO BRITO DE FARIAS

DISCENTE: ARIANO BRITO DE FARIAS
DATA: 28/09/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ

"Estudo da absorção das espécies pesadas do gás natural em álcool octílico: avaliação dos efeitos de temperatura e vazão"

Álcool octílico, heptano, compostos pesados, absorção física, transferência de massa, gás natural.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Tecnologia Química

Na indústria do petróleo, o gás natural é um componente vital no suprimento de energia do mundo e uma importante fonte de muitos hidrocarbonetos. É uma das mais limpas, mais segura e mais aplicável de todas as fontes de energia, e ajuda a conhecer a crescente demanda mundial por energia limpa no futuro. Com a crescente participação do gás natural na matriz energética no Brasil, o principal objetivo de seu uso tem sido o abastecimento de energia elétrica através da geração de energia térmica. No processo de produção atual, como em uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), o gás natural passa por diversas unidades de separação visando à produção de gás natural liquefeito e gás combustível. Este último deve ser especificado para atender as máquinas térmicas. No caso dos poços remotos, o processo de absorção dos componentes pesados visando o seu ajuste é uma alternativa para de aumentar a malha energética do país e/ou local. Atualmente, devido à elevada demanda por este gás processado, a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas que visam o ajuste do gás natural são estudados. Métodos convencionais hoje empregados, como a absorção física, possuem bons resultados. O objetivo do trabalho é avaliar a remoção dos componentes pesados do gás natural. Nesta pesquisa foi utilizado como absorvente físico o álcool octílico. Foi estudada a influência dos parâmetros, como temperatura (5°C e 40°C) e vazão (25 e 50 ml/min) sobre o processo de absorção em termos de capacidade de absorção, expresso pela quantidade absorvida; e em termos cinéticos, expresso pelo coeficiente de transferência de massa. Conforme esperado pela literatura, foi observado que a absorção das frações pesadas de hidrocarbonetos é favorecida em baixas temperaturas. Por outro lado, tanto a temperatura como a vazão favorece a transferência de massa, efeito cinético. A cinética de absorção de remoção dos componentes pesados foi acompanhada através de análise cromatográfica e os resultados experimentais mostraram elevado percentual de recuperação dos componentes pesados. Além disso, foi observado que o emprego de álcool octílico como agente absorvedor demonstrou ser viável o processo de separação.

Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Externo ao Programa - 1670497 - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CICERO SENA MOREIRA GOMES - PETROBRAS
Externo à Instituição - DANNIELLE JANAINNE DA SILVA - UFRN