Banca de DEFESA: LUCIANA AVELINO RATKIEVICIUS

DISCENTE: LUCIANA AVELINO RATKIEVICIUS
DATA: 27/08/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"AVALIAÇÃO DE ARGILA MODIFICADA POR TENSOATIVO PARA APLICAÇÃO EM FLUIDO DE PERFURAÇÃO À BASE DE ÓLEO VEGETAL"

Fluidos de perfuração, tensoativos, organofilização, propriedades, reologia

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

Os fluidos de perfuração base óleo são utilizados em situações nas quais se requer características especiais, tais como as exigidas na perfuração da camada Pré-sal. Para o desenvolvimento de uma nova formulação de fluido base óleo foi escolhida a microemulsão devido a sua maior estabilidade frente às emulsões tradicionalmente utilizadas. Os fluidos foram preparados utilizando-se uma composição de microemulsão (Winsor IV) definida através de diagrama de fases ternário constituído por óleo de soja, álcool lauríco trietoxilado e água salina. A este sistema microemulsionado adicionou-se bentonita sódica modificada por brometo de hexadecil trimetil amônio e baritina.  A etapa de modificação da argila foi realizada utilizando-se três diferentes concentrações de tensoativo catiônico com o objetivo de tornar possível a dispersão da argila em meio orgânico. Foi realizado um planejamento fatorial 2³ com triplicata do ponto central para avaliação da influência da concentração de tensoativo hexadecil trimetil amônio na organofilização da argila, da concentração de viscosificante na composição do fluido de perfuração e da temperatura através das variáveis respostas obtidas.  As análises reológicas forneceram resultados de viscosidade plástica, viscosidade aparente, tixotropia e limite de escoamento. A partir destes resultados, determinou-se a formulação de um fluido de perfuração e este foi caracterizado através de ensaios reológicos. Os resultados mostraram que a adsorção dos cátions quaternários de amônio na superfície da argila foi significativa e apresentou mais eficiência utilizando-se concentração de tensoativo acima da concentração micelar crítica. O estudo do efeito das variáveis independentes mostrou que a temperatura é o fator mais influente nas propriedades reológicas do fluido preparado.

Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - KLISMERYANE COSTA DE MELO - IFRN