Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO JOSÉ VIEIRA DA CUNHA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO JOSÉ VIEIRA DA CUNHA FILHO
DATA: 07/08/2015
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

ESTUDO ESTATÍSTICO DAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE UM FLUIDO DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO, UTILIZANDO UMA ARGILA ORGANOFILIZADA COMO VISCOSIFICANTE.


PALAVRAS-CHAVES:

 Fluidos de perfuração, fluido base óleo, tensoativos, organofilização, estudo estatístico, reologia.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A perfuração de poços de petróleo, uma das etapas da exploração de óleo e gás, é feita ininterruptamente e hoje é capaz de ser realizada em regiões de grande complexidade como nas chamadas águas profundas. Para isto, é de extrema importância a utilização do fluido de perfuração. Dentre os fluidos de perfuração existentes, os fluidos de perfuração à base de óleo são utilizados em situações nas quais se requer maior resistência a temperaturas elevadas, baixa taxa de corrosão, baixa solubilidade das formações de sal, tais como as encontradas nas perfurações da camada pré-sal. Este trabalho teve como objetivo estudar reologicamente, atraé do STATISTICA 10, um fluido de perfuração, produzido, a partir de um sistema microemulsionado, utilizando uma argila (bentonita) organofilizada. O fluido estudado foi constituído de n-parafina como fase óleo, água salina (35g/L de NaCl), tensoativo nonilfenoletoxilado com quatro graus de etoxilação e a baritina, como adensante, para dar peso ao fluido e chegar ao peso de 8,5 lb/gal, usualmente utilizado em perfurações e padrão neste trabalho. O procedimento experimental foi dividido em seis etapas: processo de organofilização da bentonita, na qual foi realizada a modificação superficial da argila através do tensoativo catiônico brometo de hexadeciltrimetilamônio (CTAB) em três diferentes concentrações: 30% acima da concentração micelar crítica (c.m.c); 30% abaixo da concentração micelar crítica (c.m.c); na concentração micelar crítica (c.m.c); análise da tensão superficial e da molhabilidade, para assegurar que a modificação superficial foi realizada com sucesso; construção dos diagramas de fase ternários para obtenção dos sistemas microemulsionados; preparo do fluido de perfuração; planejamento fatorial, para estudo estatístico através do software STATISTICA 10.0; e análise reológica, que foi realizada no equipamento reômetro Thermo Cientific – HAAKE MARS (Modular Advanced Rheometer System) em três diferentes temperaturas: 25°C, 45°C e 65°C. As variáveis de respostas obtidas após ensaio reológico foram: viscosidade plástica, viscosidade aparente, limite de escoamento e tixotropia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - KLISMERYANE COSTA DE MELO - IFRN
Externo ao Programa - 1531209 - VANESSA CRISTINA SANTANNA
Notícia cadastrada em: 23/07/2015 16:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao