Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ WAGNER ALVES GARRIDO

DISCENTE: JOSÉ WAGNER ALVES GARRIDO
DATA: 10/07/2015
LOCAL: SALA DE AULA DO NUPEG

APLICAÇÃO DA TÉCNICA COMBINADA FLOCULAÇÃO/FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA COM A MISTURA DE FLOCULANTES NATURAL E COMERCIAIS

Água produzida; Floculação; Moringa Oleífera; Flotação por ar dissolvido.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

Na indústria do petróleo, vários segmentos impactam negativamente o meio ambiente. Por exemplo, no segmento representado pela extração do petróleo, o poluente mais relevante, é a água produzida, devido a sua complexa composição química de contaminantes e quantidade gerada que podem variar consideravelmente. O descarte inadequado deste efluente implica em danos ambientais, penalizações e repercussão negativa às empresas produtoras, contrariando a legislação ambiental vigente. Nesse contexto, a técnica de flotação tem sido bastante empregada no tratamento deste efluente na indústria de petróleo, no sentido de reduzir o teor de óleos e graxas, associando na etapa de pré-tratamento a operação de floculação, tornando essa etapa em um ponto importante no processo. Nessa etapa são utilizados floculantes comerciais que geralmente são disponibilizados sem a apresentação dos mecanismos de formação dos flocos.  Os floculantes, dependendo da dosagem poderão acarretar sérios problemas à saúde do ser humano e ao meio ambiente por não serem biodegradáveis, ocasionando problemas de disposição e tratamento do lodo gerado, além de apresentarem um custo elevado. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência de remoção de óleos e graxas aplicando-se a técnica combinada floculação/flotação por ar dissolvido no tratamento de água produzida da indústria de petróleo. Foram testadas várias formulações de floculantes obtidas com a mistura do floculante natural Moringa Oleífera e dois outros tipos de floculantes comerciais utilizados pela Petrobras. Os testes foram realizados conforme um planejamento fatorial e central, através do qual verificou-se estaticamente a influência das variáveis do processo: concentração total de floculante, tempo de mistura lenta e tempo de flotação. A eficiência da técnica floculação/flotação foi interpretada a partir da variável resposta “remoção do teor de óleos e graxas” (TOG). Para cada tipo de mistura obtiveram-se modelos matemáticos estatisticamente significativos e preditivos decorrentes do planejamento experimental. Ambas as misturas do floculante natural Moringa Oleífera com os floculantes comerciais tipos (A) e (B), foram eficazes na remoção de TOG da água produzida, a ponto de atingir os requisitos ambientais para descarte deste efluente em corpos d´água naturais.

Presidente - 349749 - JOAO BOSCO DE ARAUJO PAULO
Externo ao Programa - 2668814 - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA