Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO HENRIQUE ROCHA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO HENRIQUE ROCHA DE CARVALHO
DATA: 29/06/2015
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

Extração Supercrítica de Óleo de Sesamum Indicum L. E Aplicação Como Inibidor de Corrosão em Aço AISI 1018 Através de Sistema Microemulsionado.


PALAVRAS-CHAVES:

Extração Supercrítica; Antioxidante; Tensoativos; Sistemas Microemulsionados; Inibidores de corrosão


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:
A eficiência do óleo de gergelim (Sesamum indicum L.) como antioxidante e como inibidor de corrosão foi avaliada mediante análise dos sistemas b-caroteno/ácido linoléico e técnica eletroquímica de curvas de polarização de Tafel. O óleo de gergelim extraído via fluido supercrítico foi utilizado para formulações de sistemas microemulsionados, caracterizados e em seguida aplicados como inibidores de corrosão em aço carbono AISI 1018. Dois sistemas microemulsionados foram formulados, O SME1 (composto por óleo de gergelim, água e Tween 80 como tensoativo) e o SME2 (composto por óleo de gergelim, água, Ultrol L/90 e Butanol como tensoativo e cotensoativo respectivamente). Os sistemas SME1 e SME2 foram testados em concentrações de 25, 50, 75, 100, 200 e 400 ppm em soluções salina afim de determinarmos o percentual de inibição à corrosão de cada sistema e avaliarmos o poder anticorrosivo mediante tecnica eletrouímica de Curva de Polarização de Tafel. Os resultados foram ajustados às isotermas de Langmuir, Frunkim, Tenkim, visando entender melhor o processo de adsorção dessas microemulsões sobre as superfícies metálicas. 

O processo de extração supercrítica foi avaliado mediante variação de alguns parâmetros de processo e utilização de planejamento experimental 23 e análise de variancia. de O óleo testado foi  extraído via extração Soxhlet e via CO2 supercrítico. Os resultados mostraram que a pressão foi o efeito mais significativo para o rendimento do processo de extração. Foi possível gerar um modelo matemático que se mostrou preditivo e significativo para um intervalo de confiança de 95%. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1543286 - CAMILA GAMBINI PEREIRA
Presidente - 348100 - ELISA MARIA BITTENCOURT DUTRA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 16/06/2015 17:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao