Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FATIMA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FATIMA BEZERRA
DATA: 27/03/2015
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E FUNCIONAIS DO JAMBOLÃO (EUGENIA LAMBOLANA LAM): EFEITO SOBRE A VIA DE SINALIZAÇÃO DE INSULINA, LONGEVIDADE E NEURODEGENERAÇÃO INDUZIDA EM C. ELEGANS E APLICAÇÃO DO PRODUTO DESIDRATADO PARA PRODUÇÃO DE FROZEN YOGURT CAPRINO PROBIÓTICO"


PALAVRAS-CHAVES:

jambolão, liofilização, spray drying, modelos animais, insulina, nuerodegeneração.


PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A indústria tem o desafio de elaborar alimentos com características nutricionais e tecnológicas diferenciadas. O jambolão (Eugenia Lambolana Lam) é um fruto exótico de coloração roxa do tipo berry abundantemente encontrado no Brasil, mas atualmente no mercado nacional praticamente não existe qualquer produto derivado desse fruto. Apesar disso, a literatura científica, incluindo trabalhos conduzidos em nosso laboratório, já comprovou a existência de diversos compostos bioativos com reconhecidas atividades biológicas nesse fruto. Diante disso, o presente trabalho avaliou a polpa de jambolão fresca e desidratada mediante dois processos de secagem (liofilização e atomização) quanto a suas características físico-químicas (pH, umidade, aw, diâmetro médio, solubilidade e cor instrumental), bioativas (compostos fenólicos totais (CFT), antocianinas monoméricas, proantocianidinas, ácido elágico total, miricetina e cianidina) e avaliou sua funcionalidade in vitro (atividade antioxidante, antienzimática e antimicrobiana). Em seguida, a funcionalidade in vivo do jambolão foi avaliada com o uso do modelo animal C. elegans no que diz respeito à interferência sobre a via de sinalização de insulina, longevidade e doenças neurodegenerativas. A partir disso, foi desenvolvido um produto lácteo probiótico, frozen yogurt caprino, adicionado de Bifidobacterium animalis subsp. lactis BI-07 com adição de polpa ou pó de jambolão. O produto final foi avaliado quanto suas características físico-químicas (pH, acidez titulável, sólidos totais, proteína, açúcares redutores totais, gordura, cinzas, overrun e teste de derretimento)  bioativas (CFT e antocianinas monoméricas), atividade antioxidante, viabilidade da cultura probiótica e análise sensorial (teste de aceitação, preferência global e intenção de compra). Tomados em conjunto, a presente tese revela resultados inéditos do fruto jambolão que demonstram sua riqueza em compostos bioativos e a capacidade de modular importantes vias de sinalização metabólica, além de retardar o progresso dos transtornos neurodegenerativos da Doença de Parkinson e Mal de Alzheimer em C. elegans. Esse fruto exótico que faz parte da flora Brasileira tem potencial nutracêutico e bioativo para ser incorporado na dieta brasileira de forma mais efetiva na forma in natura ou processada, de forma a ser valorizado e utilizado de maneira racional para o desenvolvimento de produtos alimentares saudáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1333415 - BEATRIZ DE CASSIA MARTINS SALOMAO
Externo ao Programa - 1453487 - KATIA CASTANHO SCORTECCI
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO PINTO CORREIA
Notícia cadastrada em: 23/03/2015 11:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao