Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIANA CLECIA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACIANA CLECIA DANTAS
DATA: 27/03/2015
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE AULA DO NUPEG
TÍTULO:

Avanços na tecnologia de produção de corpos de oclusão produzidos por baculovirus spodoptera: Caracterização proteômica e estratégias para otimização do sistema in vitro.


PALAVRAS-CHAVES:

SfMNPV, Bioinseticida, Baculovírus, Ecdisona, Ginseng brasileiro, Proteoma, SDS-PAGE, Modelagem matemática.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O uso de agrotóxicos em cultivo agrícola é cada vez maior. Os inseticidas químicos usados na agroindústria causam grandes preocupações como a contaminação ambiental e a falta de seletividade aos organismos. Uma alternativa para esse problema é a utilização de bioinseticidas. Os bioinseticidas são mais seguros que os agrotóxicos comuns e apresentam vantagens como menor toxicidade e alta especificidade. Ademais, podem ser utilizados em menor quantidade, decompõem-se mais rápido e sua utilização associada com os inseticidas sintéticos faz com que o uso de agrotóxicos seja menor, causando baixo impacto ambiental. Em particular, bioinseticidas do tipo baculovírus têm sido apontados como uma opção de substituição a estes inseticidas químicos na agricultura. Neste trabalho, foi realizada a produção in vitro do baculovírus Spodoptera frugiperda nucleopolyhedrovirus e o estudo do seu perfil eletroforético com base nas proteínas virais presentes nos vírus extracelulares deste baculovírus. As partículas de vírus extracelulares obtidas durante a passagem seriada do baculovírus foram analisadas por eletroforese em gel desnaturante e, como esperado, a poliedrina – proteína responsável pela formação do corpo de oclusão - com aproximadamente 30 kDa foi destaque em todas as passagens analisadas. Proteínas na região entre 14,4 e 97 kDa também foram detectadas. A análise do efeito da adição do hormônio β-ecdisona extraído do Ginseng brasileiro e do hormônio ecdisona sintético na produção do baculovírus Spodoptera foi realizada na terceira e quarta passagens em células Sf21, momento em que a formação dos corpos de oclusão foi reduzida. Os resultados mostraram que o hormônio ecdisona não influenciou na produção dos corpos de oclusão na terceira passagem. Porém, na quarta passagem ao se adicionar o hormônio ecdisona, tanto o sintético como o extraído do Ginseng brasileiro, houve um aumento aproximado de duas vezes na formação dos corpos de oclusão quando comparados à produção sem adição de ecdisona. Utilizando este processo de infecção, foi realizada uma modelagem e simulação matemática que representasse o mecanismo de produção do bioinseticida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREA FARIAS DE ALMEIDA - UFPB
Interno - 347401 - GORETE RIBEIRO DE MACEDO
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Presidente - 1517220 - MARCIA REGINA DA SILVA PEDRINI
Externo ao Programa - 2257836 - PAULO SERGIO MARINHO LUCIO
Notícia cadastrada em: 17/03/2015 15:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao