Banca de DEFESA: KATIA CRISTINA BORGES DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA CRISTINA BORGES DE MEDEIROS
DATA: 09/03/2015
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Pitanga (Eugenia uniflora) desidratada por atomização e liofilização: características físico-químicas, compostos bioativos e efeito sob a neurotoxicidade induzida em modelos in vivo Caenorhabditis elegans"


PALAVRAS-CHAVES:

pitanga, secagem, compostos bioativos, neurotoxicidade, C. elegans


PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Considerado um dos países com a maior biodiversidade, o Brasil detém mais de 100.000 mil espécies de plantas distribuídas em diferentes biomas, incluindo uma diversidade de frutas tropicais e exóticas. Muitas delas ganharam popularidade e atingiram os mercados interno e externo, entretanto uma fração permanece pouco estudada.  Dentre elas está a pitanga (Eugenia uniflora), fruta tropical cultivada no Nordeste com sabor, aroma e aparência apreciados, com considerável teor de vitamina A e C, além de substâncias biologicamente ativas, principalmente compostos fenólicos. Contudo, a disponibilidade do fruto apenas em determinadas estações do ano e sua alta perecibilidade, dificulta a conservação e armazenamento da fruta in natura.  Assim, o presente trabalho avaliou a aplicação de dois processos de secagem (spray drying e liofilização) em duas variedades de pitanga (Eugenia uniflora), visando à obtenção de um produto com aplicação funcional. Foram determinadas as características físico-químicas (composição, cor, solubilidade e higroscopicidade), compostos bioativos (compostos fenólicos totais, carotenoides, antocianinas e ácido ascórbico), perfil fenólico (flavonoides, ácidos fenólicos, proantocianidinas e ácido elágico), funcionalidade in vitro (atividades antioxidante, antienzimática e antimicrobiana). Também foi avaliada a funcionalidade in vivo, utilizando o nematoide C. elegans como modelo para investigação da longevidade, estresse oxidativo e doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson). A pesquisa apresenta dados inéditos sobre a potencialidade funcional e neuroprotetora dessa fruta tropical da biodiversidade brasileira, ainda pouco estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARMEN SILVIA FAVARO TRINDADE - USP
Externo ao Programa - 1453487 - KATIA CASTANHO SCORTECCI
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO MOURA RUFINO - UNILAB
Externo ao Programa - 302225 - NELY HOLLAND
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO PINTO CORREIA
Notícia cadastrada em: 24/02/2015 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao