Banca de DEFESA: JULIANA CHRIS SILVA DE AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA CHRIS SILVA DE AZEVEDO
DATA: 27/02/2015
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Características bioativas, funcionais e efeito protetor do resíduo desidratado de camu-camu (Myrciaria dubia H.B.K. (McVaugh)) sobre doenças degenerativas utilizando modelos in vivo C. elegans". 


PALAVRAS-CHAVES:

resíduo industrial, secagem, flavonóides, doenças degenerativas, longevidade, C. elegans.

 



PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A agroindústria brasileira transformou-se em um importante segmento da economia do país e, inevitavelmente, em resposta a esse avanço do setor agroindustrial, a geração de resíduos agroindustriais também aumentou. O camu-camu (Myrciaria dubia H.B.K. (McVaugh)) é um fruto nativo da Região Amazônica, que se tornou mundialmente conhecido por seu elevado teor de ácido ascórbico. Apesar de estudos que apontam sua riqueza bioativa seus efeitos biológicos, pouca são as informações sobre técnicas de transformação e aproveitamento do resíduo industrial de camu-camu. Sendo assim, o presente trabalho avaliou a aplicação de dois processos de secagem, por convecção em secador de bandejas e liofilização, com vistas a produzir um produto funcional. Foi realizada a caracterização físico-química (composição, cor, solubilidade, higroscopicidade), compostos bioativos (compostos fenólicos totais, ácido ascórbico, carotenoides e flavonoides) e o estudo da funcionalidade desses grupos experimentais que incluiu a determinação das atividades antioxidante, antienzimática e antimicrobiana. Além disso, sistemas-modelo in vivo C. elegans foram usados para investigar o efeito dos extratos de camu-camu sobre doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson), longevidade e stress oxidativo. Tomados em conjunto, a presente tese apresenta dados inéditos e inovadores sobre o resíduo desidratado de camu-camu, que revelam a multifuncionalidade desse material ainda subexplorado do ponto de vista científico e comercial. Os resultados aqui apresentados constituem uma importante etapa no esclarecimento do valor funcional de extratos naturais obtidos a partir da rica, e ainda inexplorada, biodiversidade Brasileira. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA SILVA FRANCA - UFMG
Externo à Instituição - JAILANE DE SOUZA AQUINO - UFPB
Externo ao Programa - 1803301 - KATIA NICOLAU MATSUI
Interno - 349802 - MARIA DE FATIMA DANTAS DE MEDEIROS
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO PINTO CORREIA
Notícia cadastrada em: 12/02/2015 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao