Banca de DEFESA: KATHERINE CARRILHO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHERINE CARRILHO DE OLIVEIRA
DATA: 04/02/2015
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório PPGEQ
TÍTULO:

NOVOS ADSORVENTES PARA APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE ENXOFRE DE COMBUSTÍVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

diesel, adsorção, tensoativo, remoção de enxofre, diatomita, microemulsão.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Tecnologia Química
ESPECIALIDADE: Petróleo e Petroquímica
RESUMO:

Atualmente o mercado exige derivados de petróleo cada vez mais puros e, com isso, surge a necessidade de novos métodos, mais eficientes e economicamente viáveis, para obtenção desses produtos. Considerando a remoção do enxofre do diesel, a maioria das refinarias utiliza o processo de hidrogenação catalítica, a hidrodessulfurização. Esses processos são de elevado conteúdo energético, alto custo de produção, além de baixa eficiência na remoção do enxofre a baixas concentrações (abaixo de 500 ppm). A adsorção apresenta-se como uma alternativa eficiente e economicamente viável em relação às técnicas atualmente utilizadas. Com isso, o objetivo principal deste trabalho é desenvolver e otimizar a obtenção de novos adsorventes a base de diatomita, modificados com microemulsões com dois tensoativos não ionicos, agregando eficiência ao material visando as suas aplicações na remoção do enxofre presente no diesel. Após a modificação da argila foram realizadas análises de microscopia eletrônica de varredura, difração de raios X, fluorescência de raios X, termogravimetria e adsorção de N2 (BET) para a caracterização dos novos materiais obtidos. Para o estudo da remoção do enxofre do diesel foram feitos ensaios em banho finito variando: os pontos de microemulsão para cada tensoativo, a fase aquosa da microemulsão, o tempo e a forma de contato durante a modificação. Além disso, foi realizada uma modelagem estatística para avaliar a influência da concentração do sal na fase aquosa, da temperatura do banho finito e da concentração de enxofre do diesel na capacidade de adsorção. Observou-se que a temperatura e a concentração inicialde enxofreforam os parâmetros mais significativos, quando se aumenta os valores aumenta-se a capacidade de adsorção do enxofre presente no diesel pela argila. A capacidade de adsorção aumentou de 0,43 mg/g para 1,34 mg/g com a otimização do ponto de microemulsão e com a adição de sais (CaCl2 e BaCl2).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Interno - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN
Externo à Instituição - RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 27/01/2015 17:40
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