Banca de DEFESA: VIVIANE HIROMI UCHIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE HIROMI UCHIDA
DATA: 17/12/2014
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:

"Extração do corante do fruto de castanhola (Terminalia catappa Linn) e estudos dos seus compostos fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante"


PALAVRAS-CHAVES:

Terminalia catappa Linn, compostos bioativos, extração de corantes, cinética de extração


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:
Terminalia Catappa Linn (da família Combretaceae), popularmente conhecida como castanhola, cresce em regiões tropicais e subtropicais, particularmente localizadas em áreas costeiras. Os frutos da castanhola possuem uma polpa carnosa, contendo em seu interior uma semente arredondada e rica em óleo, envolvida por uma casca muito dura. A coloração do fruto é verde passando ao amarelo e vermelho quando maduros. Eles são comestíveis, fonte de proteínas e lipídios e são utilizados em alimentos, especialmente para as crianças, aves e outros animais. A pigmentação natural presente no fruto da castanhola indica a presença de antocianinas, componentes de natureza fenólica pertencente ao grupo dos flavonóides, que apresentam atividade antioxidante. Estes possuem um papel fundamental na habilidade para capturar radicais livres e assim, promover a prevenção de várias doenças. A presente pesquisa foi realizada com a castanhola e teve como principal objetivo o estudo de fatores que influenciam a extração de corantes a partir de sua polpa. Os extratos foram obtidos utilizando-se um reator enjaquetado por extração sólido líquido. Os fatores avaliados foram a temperatura, o tempo, a proporção do solvente e o pH de extração. Adotando-se um planejamento fatorial de 24, com 4 repetições no ponto central, os efeitos destes fatores sobre o processo de extração foram analisados utilizando-se o software Statistica 7.0. A atividade antioxidante (AA), o teor de compostos fenólicos totais (CFT) e o teor de antocianinas monoméricas totais (AMT) foram avaliadas como variáveis resposta do planejamento. Na análise estatística dos resultados, os efeitos que mais influenciaram a extração foram diferentes para cada uma das respostas (CFT, AMT e AA). No entanto o pH se mostrou significativo para a extração de todos os compostos. Nos compostos fenólicos a temperatura e a interação do da temperatura com o pH tiveram bastante influencia no rendimento da extração. Para as antocianinas os fatores significativos foram o pH, tempo, as interações do solvente com o tempo, a temperatura com o pH e a temperatura com o tempo. Na atividade antioxidante o pH, temperatura e a interação da temperatura, proporção do solvente e tempo foram significativos. Foi realizado o estudo da estabilidade em função da temperatura, concentração do extrato e pH, em que todos os fatores se mostraram influentes. O comportamento cinético da extração do corante também foi estudado para os compostos fenólicos totais, antocianinas monoméricas e atividade antioxidante a partir do método diferencial, que se mostrou bastante satisfatório. Foi observado que a cinética de extração para CFT pode ser descrita como de ordem zero, já para AA e AMT a cinética pode ser descrita como de pseudo primeira ordem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347933 - ANA LUCIA DE MEDEIROS LULA DA MATA
Externo ao Programa - 1333415 - BEATRIZ DE CASSIA MARTINS SALOMAO
Externo à Instituição - BENTO PEREIRA DA COSTA NETO - IFRN
Interno - 1543286 - CAMILA GAMBINI PEREIRA
Presidente - 347567 - MARCIA MARIA LIMA DUARTE
Notícia cadastrada em: 04/12/2014 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao