Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DE ANCHIETA CAMARA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DE ANCHIETA CAMARA JUNIOR
DATA: 05/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Mecanismo de microencapsulação de biomoléculas em células de levedura (Saccharomyces cerevisiae) através de choque osmótico"


PALAVRAS-CHAVES:

 Levedura, flavonoides, fisetina, choque osmótico, microencapsulação.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A incorporação de moléculas bioativas – flavonoides, antioxidantes e vitaminas − tem sido objeto de estudo de diversas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios devido ao seu papel comprovado na manutenção da saúde humana. Os flavonoides lipossolúveis como a fisetina possuem biodisponibilidade reduzida, especialmente quando submetidos ao pH do trato gastrointestinal humano. Nesse caso, a microencapsulação em células de levedura Saccharomyces cerevisiae através de choque osmótico é uma estratégia promissora para proteger e transportar essas substâncias in vivo. Contudo, até o presente não havia sido relatado estudo quantitativo sobre esse processo. Desse modo, este trabalho avaliou a eficiência do processo de encapsulação (EE) e o teor de fisetina internalizada (FI) nas células da levedura através de dois métodos de quantificação: (1) cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e (2) espectroscopia UV-Visível. Os melhores parâmetros operacionais foram determinados por meio do delineamento composto central rotacional 23. As variáveis analisadas foram a concentração de fisetina (C), a pressão osmótica de desidratação (P) e a temperatura do processo (T). A caracterização das células foi realizada através de microscopia confocal a laser (MCL), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e viabilidade celular. Os melhores resultados foram obtidos pelo método 2 nas condições dos pontos centrais (C = 2,00 mg.mL-1, P = 30 MPa e T = 25 °C), onde a EE = 33,30 % e teor de FI = 1,20 mg. Os ensaios de MCL mostraram que a etapa de lavagem com etanol, indispensável no método 1, influenciou negativamente a EE e teor de FI. As imagens em alta resolução capturadas pela MEV mostraram que o choque osmótico não afetou a estrutura encapsulante do envelope celular da levedura. A manutenção das células em soluções com P ≤ 30 MPa reduziu ligeiramente a viabilidade celular (84 % viáveis). Estes resultados demonstram o forte potencial do uso das leveduras como matriz encapsulante para componentes sensíveis. O choque osmótico mostrou melhorar a EE e a quantidade de FI dentro das células. Estes resultados servem de base para a formulação de produtos alimentícios diferenciados com alto teor de compostos bioativos na sua composição.

  

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2569445 - LOURENA MAFRA VERISSIMO
Interno - 1517220 - MARCIA REGINA DA SILVA PEDRINI
Externo ao Programa - 2257836 - PAULO SERGIO MARINHO LUCIO
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO PINTO CORREIA
Notícia cadastrada em: 13/08/2014 17:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao