Banca de DEFESA: SUZARA RAYANNE DE CASTRO SENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZARA RAYANNE DE CASTRO SENA
DATA: 03/06/2014
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG
TÍTULO:
"Equilíbrio líquido-líquido para o sistema biodiesel de óleo de semente de melão (Cucumis melo l.)  + metanol + glicerina"


PALAVRAS-CHAVES:

 Biodiesel; Cucumis melo l.; Equilíbrio líquido-líquido; NRTL; UNIQUAC


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:
O Rio Grande do Norte, estado da região Nordeste do Brasil, corresponde ao maior produtor e exportador do melão amarelo, também conhecido como melão espanhol. Apesar do consumo dessa fruta ser basicamente a polpa, a semente do melão é uma importante fonte de lipídios, sendo considerada resíduo industrial tem sido produto de descarte. O uso de sementes oleaginosas como fonte para a produção de biodiesel constitui-se numa importante matéria prima e o incentivo da sua produção contribui para o desenvolvimento agrário da nação. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi utilizar óleo de semente de melão amarelo para produzir biodiesel e realizar um estudo de equilíbrio de fases do sistema envolvendo biodiesel, metanol e glicerina. O biodiesel foi obtido pela transesterificação do óleo através da rota metílica na razão molar 1:9,7 (óleo:álcool), usando uma massa de NaOH de 0,5% da massa de óleo; o tempo de reação foi de 73 minutos a 328 K. Obteve-se uma taxa de conversão de 84,94 % em biodiesel. Os dados de equilíbrio apresentaram um comportamento bem caracterizado, com uma grande região de duas fases. As linhas de amarração indicaram o metanol com uma solubilidade maior na fase rica em glicerina. A consistência dos dados experimentais foi feita com base nas correlações de Othmer-Tobias e Hand em que foram obtidos valores acima de 0,99 para os índices de correlação, conferindo uma boa consistência termodinâmica aos dados experimentais. Os modelos NRTL e UNIQUAC foram utilizados para predizer o equilíbrio líquido-líquido desse sistema, sendo observado uma melhor concordância nos resultados quando NRTL foi empregado (desvio médio de 1,25%), embora o modelo UNIQUAC também tenha apresentado resultado bastante satisfatório (desvio médio de 2,70%). Os modelos NRTL e UNIQUAC ainda foram utilizados para avaliar o efeito da temperatura no intervalo de 328 K e 358 K, em que foi observado pouca variação na solubilidade em relação aos dados obtidos a 298 K, sendo assim considerado desprezível o efeito da temperatura.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543286 - CAMILA GAMBINI PEREIRA
Interno - 347933 - ANA LUCIA DE MEDEIROS LULA DA MATA
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - REINALDO CAMINO BAZITO - USP
Notícia cadastrada em: 27/05/2014 10:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao